UNESP 2008 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam-se para as regiões do interior do estado. Sua importância para o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo do café e as ferrovias provocaram mudanças ambientais em várias regiões paulistas, porque
 
a) as estradas de ferro formavam redes no interior das matas e permitiam o acesso do capital norte-americano à exploração e à exportação de madeiras para o mercado europeu.
b) a economia cafeeira foi responsável pela predomínio da agricultura de subsistência sobre as áreas florestais e as locomotivas levaram à exploração do carvão mineral no planalto paulista.
c) o emprego nos cafezais de defensivos agrícolas contaminava as nascentes de água e as ferrovias favoreciam a fixação de pequenas propriedades nas áreas agrestes.
d) as locomotivas eram movidas a vapor, cujo combustível era a madeira, e os cafezais, por esgotarem o solo, exigiam a incorporação de novas terras para o plantio.
e) a expansão da frente pioneira devastava as matas e abria grandes reservas de territórios e de terras agricultáveis para os indígenas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 73
Os elementos em negrito no primeiro parágrafo – its, their, they, them – referem-se, respectivamente, a a) objetivo, medo, abuso e violência doméstica. b) violência doméstica, agressores, agressores e parceiros. c) objetivo, agressores, agressores e violência doméstica. d) violência doméstica, agressores, parceiros e formas. e) objetivo, agressores, agressores e formas.
UNESP (julho) 2006 – Questão 49
A escolha dos inimigos de Roma era regularmente decidida pela autoridade legislativa. As decisões mais importantes de paz e guerra eram gravemente debatidas no Senado e ratificadas pelo povo. Mas quando as armas das legiões se distanciaram muito de...
UNESP 2014 – Questão 16
Uma leitura atenta do poema permite concluir que seu título representa: a) a negação dos argumentos defendidos pelo eu lírico. b) a confirmação do estado de alma disfórico do eu lírico. c) a síntese das ideias desenvolvidas pelo eu lírico. d) o reconhecimento da supremacia do homem no mundo. e) uma afirmação prévia da incapacidade do homem.
UFABC 2008 – Questão 56
A população clama por um plano econômico eficaz ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 24
Assinale a alternativa que representa a associação correta entre o tipo de divisão celular e os processos que ocorrem durante a divisão. ...