UNESP 2008 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam-se para as regiões do interior do estado. Sua importância para o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo do café e as ferrovias provocaram mudanças ambientais em várias regiões paulistas, porque
 
a) as estradas de ferro formavam redes no interior das matas e permitiam o acesso do capital norte-americano à exploração e à exportação de madeiras para o mercado europeu.
b) a economia cafeeira foi responsável pela predomínio da agricultura de subsistência sobre as áreas florestais e as locomotivas levaram à exploração do carvão mineral no planalto paulista.
c) o emprego nos cafezais de defensivos agrícolas contaminava as nascentes de água e as ferrovias favoreciam a fixação de pequenas propriedades nas áreas agrestes.
d) as locomotivas eram movidas a vapor, cujo combustível era a madeira, e os cafezais, por esgotarem o solo, exigiam a incorporação de novas terras para o plantio.
e) a expansão da frente pioneira devastava as matas e abria grandes reservas de territórios e de terras agricultáveis para os indígenas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 31
Observe a imagem de satélite e o mapa. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 33
A estrutura da população brasileira sofreu modificações durante os últimos cinquenta anos do século passado, conforme é possível observar nas pirâmides etárias seguintes. ...
UNESP s. port 2007 – Questão 75
Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de: You can’t wrap a whole mountain range in a blanket. a) A whole mountain range can’t be wrapped in a blanket. b) A whole mountain range couldn’t be wrapped in a blanket. c) In a blanket, a whole mountain range isn’t wrapped. d) You can’t be wrapped by a whole mountain range. e) You and a whole mountain range can’t be wrapped.
UNESP (julho) 2008 – Questão 66
Os catalisadores desempenham importante papel em vários processos químicos. Uma reação genérica entre os reagentes A e B pode ocorrer na ausência ou na presença de um catalisador (cat). A + B → C + D não-catalisada A + B →cat C + D catalisada Indique a alternativa que melhor representa as reações catalisada e não catalisada. a) b) c) d) e)
UNESP 2009 – Questão 66
Considere as seguintes afirmações a respeito dos óxidos: I. Óxidos de metais alcalinos são tipicamente iônicos. II. Óxidos de ametais são tipicamente covalentes. III. Óxidos básicos são capazes de neutralizar um ácido formando sal mais água. IV. Óxidos anfóteros não reagem com ácidos ou com base. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas. b) II e III, apenas c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I e III, apenas.