UNESP 2008 – Questão 39

Ciências da Natureza / Física / Gravitação Universal / Leis de Kepler
A órbita de um planeta é elíptica e o Sol ocupa um de seus focos, como ilustrado na figura (fora de escala). As regiões limitadas pelos contornos OPS e MNS têm áreas iguais a A.
 
 
Se tOP e tMN são os intervalos de tempo gastos para o planeta percorrer os trechos OP e MN, respectivamente, com velocidades médias vOP e vMN, pode-se afirmar que:
a) tOP > tMN e vOP < vMN
b) tOP = tMN e vOP > vMN
c) tOP = tMN e vOP < vMN
d) tOP > tMN e vOP > vMN
e) tOP < tMN e vOP < vMN
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2005 – Questão 15
Observe o fenômeno indicado na tirinha abaixo. (Adaptado. Luisa Daou & Francisco Caruso, Tirinhas de Física, vol. 2, CBPF, Rio de Janeiro, 2000.) A força que atua sobre o peso e produz o deslocamento vertical da garrafa é a força a) de inércia. b) gravitacional. c) de empuxo. d) centrípeta. e) elástica.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matematica 2017 – Questão 103
A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no...
UNESP 2012 – Questão 28
Assinale a alternativa correta. ...
UNESP 2020 – Questão 27
De acordo com o texto, a Tropicália a) congregou artistas de diversos matizes ideológicos,tanto favoráveis como contrários ao regime militar. b) foi um movimento eminentemente musical, que transmitia o otimismo da década de 1950. c) foi um movimento artístico-cultural que se apropriou do ideário da Antropofagia. d) foi um movimento cultural interrompido pelo regime militar. e) teve seu ápice incentivado pela explosão industrial nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
UNESP s. port 2006 – Questão 66
Uma pastilha contendo 500mg de ácido ascórbico (vitamina C) foi dissolvida em um copo contendo 200 mL de água. Dadas as massas molares C = 12 g·mol-1, H = 1 g·mol-1 e O = 16 g.mol-1 e a fórmula molecular da vitamina C, C6H8O6, a concentração da solução obtida é: a) 0,0042 mol.L-1. b) 0,0142 mol.L-1. c) 2,5 mol.L-1. d) 0,5 g.L-1. e) 5,0 g.L-1.