ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 120

Linguagens / Português
TEXTO I
A invasão dos marcianos
O cineasta Orson Welles, em outubro de 1938, propôs à rádio Columbia Broadcasting System uma transmissão diferente: uma adaptação de A guerra dos mundos. A obra é um dos livros de ficção científica mais famosos do escritor H.G. Wells. Na época de sua publicação, foi considerado perigoso, pois poderia causar fobias nos leitores. Depois de passar 15 dias convencendo a direção da rádio a não colocar a locução na programação do dia, a transmissão foi ao ar às 20 horas do dia 30 de outubro daquele ano.
Depois das previsões meteorológicas, a rádio começou a tocar música. Houve uma interrupção brusca e o locutor disse: “A C.B.S. interrompe seu programa para anunciar aos ouvintes que um meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York”. A música voltou e novamente foi interrompida para a entrevista com um professor de meteorologia sobre a origem dos meteoros. Em seguida, entrou no ar um repórter falando sobre o meteoro e os muitos curiosos ao redor. Então, o enviado especial começou a descrever o meteoro se abrindo e dele saindo seres gigantescos com tentáculos. De repente, ele foi morto por raio disparado pelos seres extraterrestres. Logo chegaram à CBS as primeiras notícias de que a população estava histérica. No entanto, o diretor da estação resolveu não anunciar que tudo não passava de uma transmissão fictícia e decidiu continuar. “Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma irradiação de Orson Welles, que radiofonizou a obra A guerra de dois mundos, do famoso escritor inglês H. G. Wells”.
 
Disponível em: www.pucrs.br. Acesso em: 10 out. 2011.
 
 
TEXTO II
Escrava Isaura
As novelas brasileiras fazem muito sucesso no exterior. A adaptação do romance a escrava Isaura é um exemplo de sucesso mundial. Segundo o Guia dos Curiosos, “seu sucesso no exterior foi tamanho que influenciou acontecimentos importantes da História”. O site registra também que “em Cuba, o governo chegou a cancelar o racionamento de energia elétrica durante o horário da novela”.
 
Disponível em: www.guiadoscuriosos.com.br. Acesso em: 10 out. 2011.

Os textos I e II tratam da adaptação de obras ficcionais para o rádio e a televisão, tecnologias de comunicação e informação predominantes em determinadas épocas. São efeitos sociais dessas respectivas transmissões
a) a negação dos avanços tecnológicos e a resistência a ideais políticos totalitários.
b) a diminuição no número de leitores e o veto político a autores de pouca confiabilidade.
c) a confirmação das limitações tecnológicas do rádio e a independência política da televisão.
d) a alteração no modo de apreensão da realidade e a interferência em decisões oficiais.
e) a desvalorização de obras literárias e a alteração na hegemonia do regime político de Cuba. 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 115
TEXTO I ...
ENEM 2008 – Questão 47
A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 34
Época, n. 698, 3 out 2011(adaptado) ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 118
Disponível em: http://portalsaude.gov.br. Acesso em: 30/07/ 2012. Entre as funções de um cartaz, está a divulgação de campanhas. Para cumprir essa função, as palavras e as imagens desse cartaz estão combinadas de maneira a a) evidenciar as formas de contágio da tuberculose. b) mostrar as formas de tratamento da doença. c) discutir os tipos da doença com a população. d) alertar a população em relação à tuberculose. e) combater os sintomas da tuberculose.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 34
Ao abordar a temática da violência contra a mulher, o cartaz conjuga as linguagens verbal e não verbal para a) apresentar políticas públicas de combate à discriminação de gênero. b) mobilizar a vítima para denunciar as agressões sofridas. c) expressar a reação da sociedade em relação ao crime. d) analisar as consequências resultantes do sofrimento. e) discutir o comportamento psicológico do agressor.