UNESP 2016 – Questão 75

Ciências da Natureza / Química / Isomeria / Isomeria Espacial
A bioluminescência é o fenômeno de emissão de luz visível por certos organismos vivos, resultante de uma reação química entre uma substância sintetizada pelo próprio organismo (luciferina) e oxigênio molecular, na presença de uma enzima (luciferase). Como resultado dessa reação bioquímica é gerado um produto em um estado eletronicamente excitado (oxiluciferina*). Este produto, por sua vez, desativa-se por meio da emissão de luz visível, formando o produto no estado normal ou fundamental (oxiluciferina). Ao final, a concentração de luciferase permanece constante.
 
 Luciferina + O2 luciferase Oxiluciferina*             
Oxiluciferina + hv(450–629nm)
 
O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência de vaga-lumes, no qual são formados dois produtos diferentes em estados eletronicamente excitados, responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou na cor vermelha.  
(Etelvino J. H. Bechara e Vadim R. Viviani. Revista virtual de química. 2015. Adaptado.) 
De acordo com o texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa molar, em g . mol–1, e o tipo de isomeria presente na luciferina do vagalume.
a) 274,3 e óptica.
b) 279,3 e óptica.
c) 279,3 e geométrica.
d) 274,3 e geométrica.
e) 279,3 e tautomeria.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Química 2011 – Questão 32
O tiossulfato de sódio é utilizado na formulação de banhos fixadores para materiais fotográficos. A obtenção do tiossulfato de sódio ocorre a partir de uma solução que contém sulfeto de sódio e carbonato de sódio, através da qual se...
Base dudow 2000 – Questão 2
Na hidrogenação catalítica do propeno, obtém-se: a) propinil, cuja fórmula geral é CnH2n-2 b) ciclopropano. c) propano d) propadieno e) propan-2-ol
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 123
Os airbags de segurança dos automóveis são acionados com o impacto, que envia um sinal elétrico ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 22
No trecho do primeiro quadrinho – This should be the last load –, a palavra should indica uma ideia de a) dúvida. b) solicitação. c) obrigação. d) recomendação. e) expectativa.
UNESP 2010 – Questão 61
Leia a notícia. ...