UNESP s. port 2006 – Questão 56

Ciências Humanas / História / A Crise da Monarquia e o Advento da República / A Campanha Abolicionista
Cada vez mais se aproxima a completa extinção do trabalho escravo, sem que da parte dos [fazendeiros] haja o menor esforço em cuidar de sua substituição. [...] Por educação e por hábito do trabalho escravo, essencialmente barato, o fazendeiro, ensaiando o trabalho livre, quer reservar para si o mesmo lucro que teria, se trabalhasse com escravos; daí vem a dificuldade de bons colonos; é do baixo salário o desgosto e essas contínuas queixas que tão maleficamente têm influenciado no espírito europeu contra a emigração para o Brasil.
(Trecho do jornal A Província de São Paulo, 24 de abril de 1878.)
 
O autor do artigo:
 
a) defendia a adoção de medidas prejudiciais aos grandes proprietários de terra e a abolição imediata da mão-de-obra escrava.
b) argumentava que os salários elevados pagos na Europa impediam a transferência de trabalhadores brancos para o Brasil.
c) sustentava que o aumento do preço do escravo produziria uma alteração benéfica no comportamento dos plantadores paulistas.
d) entendia que a generalização do assalariamento exigiria mudanças de mentalidade e importação de mão-de obra.
e) propunha a transformação dos escravos em colonos livres, como solução para a instituição de novas formas de trabalho.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 54
Como disse no começo desta crônica, o PT é um partido em mutação, juntamente com a figura de seu líder, que trocou o radicalismo de palavra pela prática populista sem que nem um nem outro queiram assumir isso, por razões óbvias. ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 24
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 57
São características do mercantilismo: a) livre cambismo, fomento às indústrias, balança comercial favorável b) fomento às indústrias, tarifas protecionistas, metalismo, leis de mercado c) livre cambismo, pacto colonial, intervencionismo estatal d) monopólio, livre cambismo, tarifas protecionistas, metalismo e) Balança comercial favorável, metalismo, tarifas protecionistas, intervencionismo estatal.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 55
A cidade medieval é, antes de mais uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 36
A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador ...