UNESP (julho) 2008 – Questão 40

Ciências da Natureza / Física / Empuxo / Teorema de Arquimedes
Em uma aula sobre o princípio de Arquimedes, um professor colocou um objeto em forma de ovo para flutuar na água em três posições distintas, tomando o cuidado de garantir que o objeto se mantivesse nas posições de equilíbrio que aparecem na figura. Em seguida, perguntou aos seus estudantes, caso acontecesse, em qual, ou quais, das três situações o volume de líquido deslocado seria maior.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que o volume deslocado será
a) maior na situação 1.
b) maior na situação 2.
c) maior na situação 3.
d) igual nas três situações.
e) igual em 1 e 3 e menor em 2.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 69
Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos. ...
Base dudow 2000 – Questão 46
Maria saiu de Londrina às 6 horas e 30 minutos, de um ponto da estrada onde o marco quilométrico indicava quilômetro 60. Ela chegou à Belém às 7 horas e 15 minutos, no marco quilométrico 0. A velocidade média, em Km/h, do carro de Maria, em sua viagem, foi, em módulo, de: a) 60. b) 45. c) 55. d) 120. e) 80.
UNESP 2014 – Questão 68
A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental. ...
FUVEST 2013 – Questão 1
O ácido gama-hidroxibutírico é utilizado no tratamento do alcoolismo. Esse ácido pode ser obtido a partir da gamabutirolactona, conforme a representação a seguir: Assinale a alternativa que identifica corretamente X (de modo que a representação respeite a conservação da matéria) e o tipo de transformação que ocorre quando a gamabutirolactona é convertida no ácido gamahidroxibutírico. a) b) c) d) e)
UNESP (julho) 2008 – Questão 37
Segundo se divulga, a Big Tower do parque de diversões Beto Carrero World possui uma torre radical com 100 m de altura. Caso o elevador estivesse em queda livre por todo esse trecho, e considerando o valor da aceleração da gravidade como sendo 10,0 m/s2, e que o elevador parte do repouso, conclui-se que sua velocidade ao final dos 100 m seria de: a) 33,2 m/s. b) 37,4 m/s. c) 44,7 m/s. d) 49,1 m/s. e) 64,0 m/s.