UEL 2019 – Questão 19

Ciências da Natureza / Química

Museu do amanhã - Exposição Principal: Terra “... associado à pergunta “Quem somos?”. Somos matéria, vida e pensamento.”
museudoamanha.org.br

 
A frase “Vida é Código e Combinação”, destacada em uma das Exposições no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, resume muito bem a “vida” do ponto de vista científico. Durante a evolução química, compostos simples se combinaram em face de suas reatividades químicas e das condições adequadas para formar moléculas mais complexas e polímeros, levando à formação dos primeiros micro-organismos.Com base nas combinações de substâncias químicas e seus efeitos na manutenção da vida, considere as afirmativas a seguir.
I. A síntese de proteínas ocorre por meio de reação de adição entre aminoácidos que possuem grupo funcional amida, formando ligação peptídica.
II. A estrutura do RNA, quando comparada à do DNA, é formada por duas cadeias de proteínas, desoxirribosese por moléculas de uracila, em vez de timina.
III. A hemoglobina é um complexo metálico que contém cátion ferro coordenado com átomos de nitrogênio.Nesse caso, os átomos de nitrogênio são considerados base de Lewis, e o cátion ferro, ácido de Lewis.
IV. A sequência de nucleotídeos do DNA, em linhas gerais, determina a sequência de nucleotídeos do RNA que,por sua vez, especifica a ordem dos aminoácidos em uma proteína.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 126
A primeira relação entre câncer e produtos de combustão data de 1775, realizada na Inglaterra, na qual foi descrita a elevada incidência de câncer em jovens limpadores de chaminés, os quais tinham contato diário com fumaça e alcatrão. O...
Base dudow 2000 – Questão 14
Da água do mar podem ser obtidas grandes quantidades de um sal que é a origem das seguintes transformações: Neste esquema, X, Y, Z e W representam: a) b) c) d)
UNESP s. port 2007 – Questão 72
No organismo humano, devido à natureza das membranas celulares, os medicamentos são absorvidos em sua forma neutra. Considere os medicamentos aspirina e anfetamina, cujas fórmulas estruturais são ...
UEL 2009 – Questão 35
Uma metalúrgica utiliza chapas de aço quadradas de 8m × 8m para recortar formas circulares de 4m de diâmetro, como mostrado na figura. A área da chapa que resta após a operação é de aproximadamente: Dado: considere = 3,14 a) 7,45 m2 b) 13,76 m2 c) 26,30 m2 d) 48 m2 e) 56 m2
UNESP (julho) 2011 – Questão 75
Homens que começam a perder cabelo na faixa dos 20 anos podem ter maior risco de câncer de próstata no futuro. A finasterida – medicamento usado no tratamento da calvície – bloqueia a conversão da testosterona em um androgênio chamado...