UNESP (julho) 2014 – Questão 66

Ciências da Natureza / Biologia
Leia os três excertos que tratam de diferentes métodos para o controle da lagarta da espécie Helicoverpa armigera, praga das plantações de soja.
 
Texto 1
 
Produtores de soja das regiões da BA e MT começam os trabalhos de combate à praga. Um dos instrumentos para isso é a captura das mariposas. O trabalho é feito com uma armadilha. As mariposas são atraídas pela luz, entram na armadilha e ficam presas em uma rede.
(Lagarta helicoverpa atrapalha produção de soja no MT e na BA. http://g1.globo.com)
 
Texto 2
 
A INTACTA RR2 PRO, nova soja patenteada pela multinacional Monsanto, passa a ser comercializada na safra 2013/2014 no país. A inovação da nova semente é a resistência às principais lagartas que atacam o cultivo. Um gene inserido faz a soja produzir uma proteína, que funciona como inseticida, matando a lagarta quando tenta se alimentar da folha.
(www.abrasem.com.br. Adaptado.)
 
Texto 3
 
A lagarta que está causando mais de um bilhão de prejuízo nas lavouras no país pode ser controlada por minúsculas vespas do gênero Trichogramma, segundo pesquisador da Embrapa.
(Pesquisador da Embrapa aposta no controle biológico contra lagarta helicoverpa. www.epochtimes.com.br)
 

Sobre os três métodos apresentados de controle da praga, é correto afirmar que o método referido pelo texto
a) 2, conhecido como transgenia, tem a desvantagem de trazer riscos à população humana, uma vez que a soja resistente é obtida utilizando-se elementos radioativos que induzem as mutações desejadas na plantação.
b) 2 baseia-se na utilização de grandes quantidades de inseticida resultando, em curto prazo, na diminuição da população de lagartas, porém faz com que, em longo prazo, as lagartas adquiram resistência, o que exigirá a aplicação de mais inseticida.
c) 1, conhecido como controle biológico de pragas, utiliza procedimentos mecânicos para diminuir a população de lagartas na plantação e, deste modo, além de pro - mover o rápido extermínio da praga, não traz prejuízos à saúde.
d) 3 baseia-se nas relações tróficas, utilizando um consumidor secundário que, ao controlar a população do consumidor primário, garante a manutenção da população que ocupa o primeiro nível trófico.
e) 3 é ecologicamente correto, pois permite o crescimento do tamanho populacional de todos os organismos envolvidos, assegurando ainda que as vespas soltas na lavoura promovam a polinização necessária à produção dos grãos de soja.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2014 – Questão 37
Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, é correto afirmar que ...
UFMS 2021 – Questão 35
Sobre o esquema a seguir e seus conhecimentos a respeito da circulação dos vertebrados, é correto afirmar: a) o peixe tem coração bicavitário, com circulação dupla e completa. b) nos anfíbios, o sangue arterial não se mistura com o venoso. c) os répteis têm circulação dupla e incompleta. d) o coração das aves é tricavitário e a circulação completa. e) nos mamíferos, a crossa aórtica é voltada para o lado direito.
Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 44
Osteíctes e condrictes são dois grupos de vertebrados que chamamos genericamente de peixes. Ao se analisar a anatomia e a fisiologia desses animais, uma semelhança encontrada entre osteíctes e condrictes é a) a presença da linha lateral. b) o embrião envolto pelo âmnion. c) a presença de bexiga natatória. d) a origem dermoepidérmica das escamas. e) a mistura de sangue no ventrículo cardíaco.
PUC - MINAS 2019 – Questão 17
A figura representa o pâncreas como uma glândula anfícrina, onde as setas que percorrem os vasos sanguíneos e o ducto pancreático apresentam diferentes secreções (I e II), que desempenham diferentes funções no organismo humano. ...
FATEC 2004 – Questão 40
Os dados abaixo indicam os componentes e as condições nas quais foram montados quatro tubos de ensaio durante um experimento. ...