UNESP (julho) 2014 – Questão 66

Ciências da Natureza / Biologia
Leia os três excertos que tratam de diferentes métodos para o controle da lagarta da espécie Helicoverpa armigera, praga das plantações de soja.
 
Texto 1
 
Produtores de soja das regiões da BA e MT começam os trabalhos de combate à praga. Um dos instrumentos para isso é a captura das mariposas. O trabalho é feito com uma armadilha. As mariposas são atraídas pela luz, entram na armadilha e ficam presas em uma rede.
(Lagarta helicoverpa atrapalha produção de soja no MT e na BA. http://g1.globo.com)
 
Texto 2
 
A INTACTA RR2 PRO, nova soja patenteada pela multinacional Monsanto, passa a ser comercializada na safra 2013/2014 no país. A inovação da nova semente é a resistência às principais lagartas que atacam o cultivo. Um gene inserido faz a soja produzir uma proteína, que funciona como inseticida, matando a lagarta quando tenta se alimentar da folha.
(www.abrasem.com.br. Adaptado.)
 
Texto 3
 
A lagarta que está causando mais de um bilhão de prejuízo nas lavouras no país pode ser controlada por minúsculas vespas do gênero Trichogramma, segundo pesquisador da Embrapa.
(Pesquisador da Embrapa aposta no controle biológico contra lagarta helicoverpa. www.epochtimes.com.br)
 

Sobre os três métodos apresentados de controle da praga, é correto afirmar que o método referido pelo texto
a) 2, conhecido como transgenia, tem a desvantagem de trazer riscos à população humana, uma vez que a soja resistente é obtida utilizando-se elementos radioativos que induzem as mutações desejadas na plantação.
b) 2 baseia-se na utilização de grandes quantidades de inseticida resultando, em curto prazo, na diminuição da população de lagartas, porém faz com que, em longo prazo, as lagartas adquiram resistência, o que exigirá a aplicação de mais inseticida.
c) 1, conhecido como controle biológico de pragas, utiliza procedimentos mecânicos para diminuir a população de lagartas na plantação e, deste modo, além de pro - mover o rápido extermínio da praga, não traz prejuízos à saúde.
d) 3 baseia-se nas relações tróficas, utilizando um consumidor secundário que, ao controlar a população do consumidor primário, garante a manutenção da população que ocupa o primeiro nível trófico.
e) 3 é ecologicamente correto, pois permite o crescimento do tamanho populacional de todos os organismos envolvidos, assegurando ainda que as vespas soltas na lavoura promovam a polinização necessária à produção dos grãos de soja.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2009 – Questão 8
Durante o processo de digestão da celulose por alguns microrganismos presentes no estômago dos ruminantes, há a produção de gás metano. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o sistema digestório dos artiodáctilos ruminantes,...
FMABC 2021 – Questão 46
A figura ilustra a produção de estruturas de dispersão de integrantes do grupo vegetal das pteridófitas. A produção de tais estruturas ocorre a) para formação de gametas masculinos flagelados, os anterozoides. b) no interior dos estróbilos masculinos e femininos. c) em função da divisão celular meiótica. d) para formação dos grãos de pólen. e) imediatamente após o processo de fecundação.
UFMG 2014 – Questão 43
Leia este fragmento de uma entrevista realizada com um membro da comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande – PB): ...
UEL 2014 – Questão 58
Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera,...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 47
A fabricação de cerveja envolve a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Sob temperatura de cerca de 65 °C, ocorre a conversão do amido em maltose e glicose. O caldo obtido (mosto) é fervido para a inativação das...