UNESP (julho) 2014 – Questão 38

Ciências Humanas / História
Ao lado do latifúndio, a presença da escravidão freou a constituição de uma sociedade de classes, não tanto porque o escravo esteja fora das relações de mercado, mas principalmente porque excluiu delas os homens livres e pobres e deixou incompleto o processo de sua expropriação.
(Maria Sylvia de Carvalho Franco. Homens livres na ordem escravocrata, 1983.)
 
Segundo o texto, que analisa a sociedade cafeeira no Vale do Paraíba no século XIX,
a) a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre assalariado freou a constituição de uma sociedade de classes durante o período cafeeiro.
b) o imigrante e as classes médias mantiveram-se fora das relações de mercado existentes na sociedade cafeeira.
c) o caráter escravista impediu a participação direta dos homens livres e pobres na economia de exportação da sociedade cafeeira.
d) a inexistência de homens livres e pobres na sociedade cafeeira determinou a predominância do trabalho escravo nos latifúndios.
e) a ausência de classes na sociedade cafeeira deveu-se prioritariamente ao fato de que o escravo estava fora das relações de mercado.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2016 – Questão 23
Leia abaixo a definição de “refugiado”: ...
UFRGS - Historia 2020 – Questão 8
Com relação à Revolução Industrial, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. ...
UFU 2021 – Questão 85
“O modelo vigente de regulamentação internacional tem falhado. A Organização Mundial da Saúde acenou precariamente com sua responsabilidade, dispensando as primeiras notificações formais da calamidade tardiamente. Quando, finalmente,...
UNESP (julho) 2014 – Questão 10
Devido a um problema de revisão, aparece no artigo uma forma verbal em desacordo com a chamada norma-padrão. Trata-se do emprego equivocado de a) corrige em vez de corrije. b) remedia em vez de remedeia. c) experimentar em vez de exprimentar. d) alivia em vez de alívia. e) encaixar em vez de incaixar.
UNESP (julho) 2014 – Questão 39
O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja. ...