UNESP (julho) 2014 – Questão 38

Ciências Humanas / História
Ao lado do latifúndio, a presença da escravidão freou a constituição de uma sociedade de classes, não tanto porque o escravo esteja fora das relações de mercado, mas principalmente porque excluiu delas os homens livres e pobres e deixou incompleto o processo de sua expropriação.
(Maria Sylvia de Carvalho Franco. Homens livres na ordem escravocrata, 1983.)
 
Segundo o texto, que analisa a sociedade cafeeira no Vale do Paraíba no século XIX,
a) a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre assalariado freou a constituição de uma sociedade de classes durante o período cafeeiro.
b) o imigrante e as classes médias mantiveram-se fora das relações de mercado existentes na sociedade cafeeira.
c) o caráter escravista impediu a participação direta dos homens livres e pobres na economia de exportação da sociedade cafeeira.
d) a inexistência de homens livres e pobres na sociedade cafeeira determinou a predominância do trabalho escravo nos latifúndios.
e) a ausência de classes na sociedade cafeeira deveu-se prioritariamente ao fato de que o escravo estava fora das relações de mercado.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2011 – Questão 31
O rei espanhol Alfonso X, o Sábio, na sua obra “El Libro de Ajedrez”, simula, por meio de uma partida de xadrez, os conflitos entre cristãos e mouros. Tais conflitos devem ser entendidos no contexto ...
UNICAMP 2018 – Questão 29
Edgar Fahs Memorial Collection, Department of Special Collections, University of Pennsylvania Library. Disponível em sceti.library.upenn.edu. Acessado em 14/08/2017.) ...
UEL 2017 – Questão 33
Leia o texto a seguir. ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 43
Do Oriente Próximo à Cuba, passando pela Argélia, a internet oferece ferramentas para interconectar povos e, ao mesmo tempo, permite que cada um se organize e estimule iniciativas locais. Diante da informação 'imposta' pelos grandes meios de...
UEL 2011 – Questão 7
Leia o texto a seguir. ...