UNESP (julho) 2012 – Questão 53

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Moradia
Analise a charge
(Folha de S.Paulo, 07.11.2008.)

Sobre o processo de produção do espaço urbano e o
acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que
a) ao longo de nossa história não houve necessidade depolíticas específicas para a habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia paratodos.
b) as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda.
c) a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelasde baixa renda.
d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógicacapitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.
e) os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 24
Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (...) ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 54
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 30 jun. 2015 A evolução da pirâmide etária apresentada indica a seguinte tendência: a) Crescimento da faixa juvenil. b) Aumento da expectativa de vida. c) Elevação da taxa de fecundidade. d) Predomínio da população masculina. e) Expansão do índice de mortalidade.
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 36
Em 1960, o crescimento vegetativo no Brasil era de 2,5% ao ano. Em 2000, a taxa de crescimento era de 1,3%. ...
UNESP 2011 – Questão 43
...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 47
Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios...