UNESP (julho) 2011 – Questão 68

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Processos Evolutivos
Além do Horizonte

Numa frequência que seus olhos não captam – enxergamos o mundo por uma fresta do espectro eletromagnético – passam pulsos curtos e manifestam-se fluxos constantes de energia. (...) Se fosse possível enxergar no infravermelho próximo, frequência próxima da luz visível, você teria os olhos grandes com que ufólogos descrevem supostos alienígenas surpreendidos em incursões dissimuladas pela Terra. Mas o olho humano foi “pacientemente esculpido” pelo Sol, embora uma idéia como esta possa parecer um pouco surpreendente. Nossos olhos são detectores biológicos de uma parte da energia emitida por uma estrela amarela de meia-idade.Se fosse uma estrela vermelha e envelhecida, nosso olho seria maior.

(Ulisses Capozzoli. Scientific American Brasil, fevereiro 2011.
Adaptado.)

Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico.
Com base nas afirmações ali contidas, pode-se afirmar corretamente que
a) os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez  que estas são determinadas pela seleção natural. Se  fosse o contrário, nosso olho seria bem maior.
b) o tamanho e a conformação do olho humano são consequências diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que  nosso olho foi esculpido pelo Sol.
c) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.
d) o tamanho e a conformação do olho humano são resultados da seleção natural. Contudo, desenvolveram -se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso.
e) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a  radiação solar. Estes se sobrepõem aos fenômenos  biológicos, como a seleção natural.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 52
Entre as modificações que ocorreram nas condições ambientais de nosso planeta, algumas foram causadas pela própria atividade dos seres. Os organismos iniciais, ao realizarem a fermentação, determinaram uma grande alteração na atmosfera da Terra primitiva, porque nela introduziram o: a) gás oxigênio. b) gás carbônico. c) gás metano. d) gás nitrogênio. e) vapor d'água.
FUVEST 2012 – Questão 12
O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 50
Sabei que concedi aos tecelões de Londres para terem a sua guilda em Londres, com todas as liberdades e costumes que tinham no tempo do rei Henrique, meu avô. E assim, que ninguém dentro da cidade se intrometa neste ofício salvo por permissão...
Base dudow 2000 – Questão 5
Nas células em interfase, o material genético aparece na forma de: a) carioteca; b) fuso acromático; c) nucléolo; d) cromatina; e) cariolinfa;
UNESP 2005 – Questão 23
Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida,...