UNESP (julho) 2010 – Questão 71

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Propriedades Gerais, Funcionais e Específicas
Tudo com o que sonham os torcedores dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol é que essa cena, representada na Figura I, se repita inúmeras vezes. Na rede do adversário, é claro. O carbono apresenta a propriedade de formar mais do que uma substância simples. Uma dessas substâncias apresenta estrutura em camadas, cada uma delas constituída de hexágonos (Figura II), com geometria semelhante a da rede de futebol. Uma outra substância se apresenta como uma estrutura fechada (Figura III), na qual os átomos de carbono estão arranjados com geometria semelhante aos gomos de uma bola de futebol.
 
Figura I
Bola na rede: é gol!
 
Figura II
Figura representando um plano de átomos (parte da estrutura) da substância com distribuição geométrica semelhante à da rede.
 
Figura III
Figura representando a estrutura da substância com distribuição geométrica semelhante à da bola de futebol.
 
A propriedade a qual se refere o texto e as formas descritas para o carbono são denominadas, respectivamente, de:
a) alotropia, grafite e diamante.
b) alotropia, grafite e fulereno.
c) isomeria, fulereno e diamante.
d) isomeria, grafite e fulereno.
e) isotropia, grafite e fulereno.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2005 – Questão 16
Há alguns meses, foi lançado no mercado um novo produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. À época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é isento de a) colesterol e carboidratos b) lactose e colesterol. c) proteínas e colesterol. d) proteínas e lactose. e) lactose e carboidratos.
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 32
Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados I e II, contendo quantidades iguais de goma de amido diluída, cujo pH foi mantido em torno de 6,7. Em cada um desses tubos, foram adicionadas porções iguais de saliva humana,...
Base dudow 2000 – Questão 54
Uma peça sólida tem uma cavidade cujo volume vale 8 cm3 a 20 °C. A temperatura da peça varia para 920 °C e o coeficiente de dilatação linear do sólido (12 · 10-6 °C-1) pode ser considerado constante. A variação percentual do volume da cavidade foi de: a) 1,2%. b) 2,0%. c) 3,2%. d) 5,8%. e) 12%.
UNESP (julho) 2008 – Questão 72
A polaridade de substâncias orgânicas é consequência tanto da geometria molecular quanto da polaridade das ligações químicas presentes na molécula. Indique a alternativa que contém apenas substâncias apolares. a) Acetileno e álcool etílico. b) Álcool etílico e etano. c) Tetracloreto de carbono e etano. d) Metano e cloreto de metila. e) Tetracloreto de carbono e cloreto de metila.
PASUSP 2010 – Questão 44
A densidade de um bloco metálico foi determinada medindo-se sua massa e volume. A massa, medida com balança apropriada, foi de 43,0 g e o volume do bloco, determinado pelo deslocamento da água contida em tubo graduado, no qual o bloco foi imerso,...