UNESP (julho) 2010 – Questão 62

Ciências da Natureza / Biologia / Núcleo e Divisão Celular / Atividades Fisiológicas
Atualmente, os pacientes suspeitos de serem portadores de câncer contam com aparelhos precisos para o diagnóstico da doença. Um deles é o PET-CT, uma fusão da medicina nuclear com a radiologia. “Esse equipamento é capaz de rastrear o metabolismo da glicose e, consequentemente, as células tumorais”, afirma um dos médicos especialistas.
O exame consiste na injeção de um radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo Flúor 18) que se distribui pelo organismo, gerando imagens precisas que, registradas pelo equipamento, permitem associar anatomia interna e funcionamento. Dentre as características das células tumorais que favorecem o emprego do PET-CT, pode-se dizer que apresentam
a) alto metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso, apresentam alto índice mitótico, falta de inibição por contato e capacidade para se instalarem em diferentes tecidos.
b) alto metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso, apresentam inibição por contato, o que favorece o desenvolvimento de tumores localizados.
c) alto metabolismo, o que favorece o acúmulo de glicose no hialoplasma. Além disso, apresentam alto índice mitótico, o que favorece a distribuição da glicose marcada por todo o tecido.
d) baixo metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso, apresentam baixo índice mitótico e inibição por contato, o que leva à instalação das células cancerosas em diferentes tecidos.
e) baixo metabolismo, o que favorece o acúmulo de glicose na área vascularizada ao redor do tecido tumoral. Além disso, apresentam intensa morte celular, o que provoca a migração de macrófagos marcados para a área do tecido doente.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 16
Numa célula animal, a sequência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é: a) lisossomos; mitocôndrias; plastos. b) plastos; peroxissomos; mitocôndrias. c) complexo golgiense; lisossomos; mitocôndrias. d) mitocôndrias; lisossomos; complexo golgiense. e) lisossomos; complexo golgiense; mitocôndrias.
Base dudow 2000 – Questão 9
Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas: a) VV - pólen vv b) VV e vv - pólen vv c) Vv - pólen Vv e vv d) V e v - pólen V e v e) V - pólen v
Base dudow 2000 – Questão 14
As glândulas multicelulares se formam a partir da proliferação celular de um tecido e, após a sua formação ficam imersas em outro tecido, recebendo nutrientes e oxigênio. De acordo com o tipo de secreção que é produzido, as glândulas são...
ENEM 2002 – Questão 14
Na charge, a arrogância do gato com relação ao comportamento alimentar da minhoca, do ponto de vista biológico, ...
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 6
A fotossíntese consiste em um processo metabólico pelo qual a energia da luz solar é utilizada na conversão de dióxido de carbono e de água em carboidratos e oxigênio. Com relação a esse processo, considere as seguintes afirmações. ...