UNESP (julho) 2010 – Questão 54

Ciências Humanas / Geografia / Formações Vegetais e Degradação Ambiental / Florestas Brasileiras
O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o pau-brasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
 
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma
a) Amazônico.
b) Cerrado.
c) Mata Atlântica.
d) Caatinga.
e) Pantanal.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Analise o mapa a seguir: A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com a) áreas de expansão do assoalho oceânico. b) dorsais oceânicas. c) limites divergentes de placas tectônicas. d) margens continentais passivas. e) zonas de colisão de placas tectônicas.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 64
Na América Latina, cerca de 40 milhões de pessoas, ou seja, 7% da população, não possuem água segura para o consumo humano, enquanto mais de 6% da população da região ainda praticam a defecação ao ar livre, com graves consequências...
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 2
Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua (Panamá) maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 47
O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela a) intervenção direta do homem ao impermeabilizar o solo urbano. b) irregularidade das chuvas decorrentes do fenômeno climático El Nino. c) queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural. d) vaporização crescente dos oceanos devido ao derretimento das geleiras. e) extinção de organismos marinhos responsáveis pela produção de oxigênio.
UNESP (julho) 2007 – Questão 61
Observe as figuras 1, 2 e 3. Elas podem representar diferentes momentos de uma reação entre a) os gases oxigênio e hélio. b) os gases hidrogênio e oxigênio. c) os gases hidrogênio e hélio. d) os gases nitrogênio e cloro. e) moléculas de iodo e oxigênio.