UNESP (julho) 2010 – Questão 1

Linguagens / Português / Língua e Funções / Linguagem
Por que estudar a linguagem? Há muitas respostas possíveis e, ao focalizar algumas delas, não pretendo, é claro, depreciar outras ou questionar sua legitimidade. Algumas pessoas, por exemplo, podem simplesmente achar os elementos da linguagem fascinantes em si mesmos e querer descobrir sua ordem e combinação, sua origem na história ou no indivíduo, ou os modos de sua utilização no pensamento, na ciência ou na arte, ou no intercurso social normal. Uma das razões para estudar a linguagem – e para mim, pessoalmente, a mais premente delas – é a possibilidade instigante de ver a linguagem como “um espelho do espírito”, como diz a expressão tradicional. Com isto não quero apenas dizer que os conceitos expressados e as distinções desenvolvidas no uso normal da linguagem nos revelam os modelos do pensamento e o universo do “senso comum” construídos pela mente humana. Mais intrigante ainda, pelo menos para mim, é a possibilidade de descobrir, através do estudo da linguagem, princípios abstratos que governam sua estrutura e uso, princípios que são universais por necessidade biológica e não por simples acidente histórico, e que decorrem de características mentais da espécie. Uma língua humana é um sistema de notável complexidade. Chegar a conhecer uma língua humana seria um feito intelectual extraordinário para uma criatura não especificamente dotada para realizar esta tarefa. Uma criança normal adquire esse conhecimento expondo-se relativamente pouco e sem treinamento específico. Ela consegue, então, quase sem esforço, fazer uso de uma estrutura intrincada de regras específicas e princípios reguladores para transmitir seus pensamentos e sentimentos aos outros, provocando nestes ideias novas, percepções e juízos sutis.
Noam Chomsky. Reflexões sobre a linguagem. Trad. Carlos Vogt. São Paulo: Editora Cultrix, 1980

 
No início do fragmento, Chomsky afirma que há muitos motivos para estudar a linguagem e aponta alguns deles. Releia o fragmento e, a seguir, assinale a única alternativa que contém um objetivo de estudo da linguagem não mencionado pelo autor:
a) Verificar os modos de utilização dos elementos da linguagem no pensamento.
b) Descobrir os efeitos da utilização dos elementos da linguagem humana sobre os animais próximos ao homem.
c) Descobrir a ordem e combinação dos elementos da linguagem.
d) Identificar a origem dos elementos da linguagem na história.
e) Verificar os modos de utilização dos elementos da linguagem na ciência e na arte.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 41
É realmente difícil, em nossos dias, separar o progresso tecnológico (...) do militarismo. Não que essa separação não seja possível ou até desejável, mas sim que o sentido efetivo embutido na forma de evolução tecnológica que vem...
ENEM PPL Espanhol 2021 – Questão 2
Las empanadas nos pican Ia lengua ...
Base dudow 2000 – Questão 77
Leia a tirinha e responda: Observando a tira, é CORRETO afirmar sobre as personagens: a) Garfield is not worried about the man’s wound (ferimento), but about his own food. b) Garfield is grateful to the man for the big sacrifice he has made for him. c) The man is angry at Garfield because he doesn’t like his food. d) Garfield feels sorry about the cut in the man’s finger. e) Garfield is worried about the man’s wound.
Base dudow 2000 – Questão 64
Um antônimo para a palavra slick, destacada no texto, é a) smooth. (polido) b) clean. (limpo) c) neat. (asseado) d) sloppy. (sujo) e) utter. (completo)
Base dudow 2000 – Questão 62
Na frase de Hagar “I probably shouldn’t have added “down at the tavern”, a palavra destacada é um: a) substantivo b) verbo. c) pronome. d) advérbio. e) adjetivo.