UNESP (julho) 2009 – Questão 14

Ciências da Natureza / Biologia / Ecossistemas / Hábitat
Como um micro-habitat, a pele humana é um tanto quanto inóspita. Os microrganismos, para viverem nela, precisam enfrentar um ambiente mais seco e com mais limitações nutricionais do que o encontrado, por exemplo, no tubo digestivo. Esses organismos podem colonizar a superfície da pele e os folículos pilosos. Em geral, eles podem existir na pele humana sem causar problemas aos seres humanos e podem até desempenhar um papel protetor, prevenindo a colonização por patógenos. No entanto, ocasionalmente essa microflora pode causar problemas, ocasionando infecções de cateteres e implantes ou mesmo odor desagradável nas axilas.
(Microbiology Today, 03.2008)
 
As relações interespecíficas que aparecem no texto, conforme a sequência em que foram citadas, são:
a) comensalismo, mutualismo e parasitismo.
b) parasitismo, comensalismo e predatismo.
c) protocooperação, predatismo e parasitismo.
d) comensalismo, antibiose e inquilinismo.
e) inquilinismo, parasitismo e protocooperação.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 32
As infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comuns. Esse fato deve-se a: a) indução nas bactérias de resistência aos antibióticos. b) convivência de diversos portadores de diversos tipos de infecção. c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos. d) rejeição dos antibióticos pelo organismo humano. e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 125
Na figura está representado o mosaicismo em função da inativação aleatória de um dos cromossomos X, que ocorre em todas as mulheres sem alterações patológicas. Entre mulheres heterozigotas para doenças determinadas por genes recessivos ligados ao sexo, essa inativação tem como consequência a ocorrência de a) pleiotropia. b) mutação gênica. c) interação gênica. d) penetrância incompleta. e) expressividade variável.
Base dudow 2000 – Questão 39
O Projeto genoma humano tem como objetivo determinar a sequência de bases de todos os genes de nossa espécie. Isto pode ser feito graças ao instrumental bioquímico da engenharia genética disponível nos dias de hoje, como as enzimas bacterianas,...
Base dudow 2000 – Questão 37
Na espécie humana, a habilidade para o uso da mão direita é condicionada pelo gene dominante E, sendo a habilidade para o uso da mão esquerda devida a seu alelo recessivo e. A sensibilidade à feniltiocarbamida (PTC) é condicionada pelo gene...
UNESP (julho) 2007 – Questão 78
De acordo com o texto, ...