UNESP (julho) 2006 – Questão 31

Ciências Humanas / Geografia / A Industrialização Brasileira / Nova Desconcentração
A reestruturação produtiva no Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, ocorre juntamente com uma nova lógica de localização industrial. Analise as afirmações seguintes.

I. Nessa dinâmica, ocorre a extensão da região industrial de São Paulo para um raio aproximado de 150 quilômetros e, com essa ampliação da área metropolitana, São Paulo passa a ser designada de cidade-região.
II. Com a forte migração da indústria para o interior paulista, ocorre a desindustrialização da cidade de São Paulo.
III. Aumenta ainda mais o status da metrópole de São Paulo, pois esta passa a comandar os fluxos materiais e imateriais por intermédio de redes informacionais.
IV. Com a migração da indústria, a metrópole de São Paulo passa a concorrer com as novas regiões paulistas mais dinâmicas e perde, conseqüentemente, seu status.
V. Juntamente com a indústria, migra, também, a gerência das grandes empresas, seguindo o mesmo fluxo da nova dinâmica locacional.

Estão corretas as afirmações
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e V.
e) IV e V.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 5
A distância do centro da circunferência x2 + 2x + y2 – 4y + 2 = 0 à origem é a) 3. b) 5. c) 3. d) 2. e) 1.
Base dudow 2000 – Questão 53
Uma competição esportiva de vôlei masculino, disputada em Sydney (150 °E), às 18 horas, é transmitida pela TV, em Brasília (48 °W), às: a) 4 horas e 12 minutos. b) 4 horas e 48 minutos. c) 5 horas e 12 minutos. d) 5 horas e 48 minutos. e) 2 horas e 48 minutos.
FATEC 2010 – Questão 2
No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi...
UERJ 2012 – Questão 50
Artigo 25, parágrafo 3º - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o...
UNESP (julho) 2010 – Questão 66
O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos,...