UNESP (julho) 2006 – Questão 29

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Introdução - Nova Ordem Mundial
Manoel Castells (1999) em seu livro A sociedade em rede refere-se a uma “nova” cultura que vem transformando as relações espaço-tempo, com novos mecanismos de dominação e subordinação político-econômica em todo mundo: o preço a ser pago pela inclusão no sistema é a adaptação a sua lógica, a sua linguagem, a seus pontos de entrada, a sua codificação e decodificação.
Assinale a alternativa que melhor retrata esta “nova” cultura.

a) Cultura da violência, a sociedade é guiada por sentimentos de xenofobia e de pressão psicológica.
b) Cultura do consumo, em que toda sociedade se envolve num sistema de consumo, cada vez mais, facilitador que induz a compra até mesmo sem sair de casa.
c) Cultura do desperdício, a sociedade sob a pressão da propaganda adquire bens desnecessários ou supérfluos.
d) Cultura da televisão, a sociedade tem suas idéias e valores homogeneizados por meio da mídia nacional e internacional.
e) Cultura da virtualidade real, em que ocorre uma transformação tecnológica de dimensões históricas, ou seja, a integração de vários modos de comunicação em uma rede interativa.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 34
Na figura, as manchas cinzas representam regiões da África que caracterizam certa homogeneidade sócio-espacial. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 89
Através dos gráficos das funções f(x) e g(x), os valores de f(g(0)) e g(f(1)) são, respectivamente: a) –5 e 0. b) – 5 e 2. c) 0 e 0. d) 2 e –5. e) 2 e 0.
UNESP (julho) 2006 – Questão 44
Uma garrafa térmica possui em seu interior 1,0 kg de água a 80°C. Meia hora depois, a temperatura da água caiu para 50°C. Nessas condições, e lembrando que o calor específico da água é 1,0 cal/(g°C), o fluxo de calor perdido pela água foi em média de a) 1,0 cal/min. b) 100 cal/min. c) 500 cal/min. d) 1 000 cal/min. e) 4 180 cal/min.
Base dudow 2000 – Questão 74
Para receber o título de Doutor Honores Causa um monge considerado chefe supremo de sua religião (uma forma de budismo praticado no Tibete, Mongólia e China do Norte) fez sua segunda visita ao Brasil, onde já havia estado durante o Eco 92,...
UNESP (julho) 2007 – Questão 8
Quando uma partícula de massa m, carregada com carga q, adentra com velocidade v numa região onde existe um campo magnético constante de intensidade B, perpendicular a v, desprezados os efeitos da gravidade, sua trajetória passa a ser circular. O...