UNCISAL I 2019 – Questão 45

Ciências da Natureza / Biologia
A melanina participa de um mecanismo natural de proteção contra a radiação solar, principalmente a ultravioleta. Sua produção na pele depende necessariamente de uma enzima chamada tirosinase. Uma anomalia genética autossômica recessiva é responsável pela ausência de tirosinase, o que prejudica a ação desse mecanismo de proteção.
Se um casal formado por indivíduos incapazes de produzir a tirosinase tiver um filho, a probabilidade da ausência dessa enzima no filho será de
a) 100%.
b) 75%.
c) 50%.
d) 25%.
e) 0%.

Veja outras questões semelhantes:

UNEB.2 2022 – Questão 35
A figura a seguir esquematiza uma das etapas da divisão celular: ...
CESMAC 2 2022 – Questão 19
Leia a notícia abaixo: ...
Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 49
Analise a figura que representa uma célula vegetal com três pares de cromossomos homólogos, contendo os genes A, B, D e E e seus respectivos alelos. Suponha que não ocorra permutação entre esses cromossomos homólogos. O número máximo de diferentes gametas e uma possível combinação gênica presente em um desses gametas formados, após a meiose se concretizar, serão, respectivamente, a) 8 e ABDE. b) 8 e aBDe. c) 16 e aBde. d) 6 e AbdE. e) 16 e AbDe.
FAMERP 2016 – Questão 19
A distrofia muscular do tipo Duchenne é uma doença determinada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Ela causa degeneração progressiva dos músculos esqueléticos. Júlia, que tem pais normais e um irmão com essa distrofia, casa-se com Pedro. A genealogia ilustra essas informações. A probabilidade de Júlia gerar uma criança com distrofia muscular será de a) 1/4. b) 1/2. c) 1/8. d) 1/6. e) 1/16.
UFMS 2021 – Questão 35
Sobre o esquema a seguir e seus conhecimentos a respeito da circulação dos vertebrados, é correto afirmar: a) o peixe tem coração bicavitário, com circulação dupla e completa. b) nos anfíbios, o sangue arterial não se mistura com o venoso. c) os répteis têm circulação dupla e incompleta. d) o coração das aves é tricavitário e a circulação completa. e) nos mamíferos, a crossa aórtica é voltada para o lado direito.