UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 2

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
Desafios da memória
Amanda Nogueira
Em geral, lembrar – seja um compromisso, o rosto de um conhecido, o que o professor1 ensinou na aula anterior ou a data de aniversário de um amigo – é muito útil2. Não por acaso as pessoas3 se sentem tão ameaçadas quando percebem que a memória começa a lhes4 pregar peças. O desgaste da capacidade de reter e acessar informações (principalmente5 as mais recentes) surge6 à medida que o tempo passa, mas pode ser agravada por fatores7 como noites maldormidas8, alimentação9 inadequada10, falta de concentração e acomodação ao cotidiano. A boa notícia11 é que12 algumas atitudes13 que podem ser incorporadas à rotina ajudam a melhorar o desempenho nessa área. Mas é preciso esforço. Como ocorre com a maioria de nossas14 habilidades15, quanto mais as16 exercitamos17 mais elas se desenvolvem. Isso vale para os treinos da musculatura, idiomas ou aprendizado de algum instrumento musical. No caso da memória, em especial, é importante desafiar-se a buscar novos aprendizados. Se você18 trabalha em um escritório, uma boa pedida pode ser aulas de dança (ainda que essa atividade lhe19 pareça distante de seu20 universo). Se for um dançarino avesso à informática, pode aprender a lidar com computador; se trabalhar com vendas, o exercício de jogar xadrez será um desafio. Ou seja, ofereça a seu21 cérebro22 a possibilidade de se surpreender – e até errar, por que não?23 A novidade24 estimula os circuitos neurais.
Outra providência25 importante para quem quer exercitar a memória é aprender a relaxar. Para a maioria das pessoas é impossível26 focar a atenção em algo se elas estiverem sob tensão. Um hábito simples, que ajuda a direcionar a concentração para o que queremos, é o famoso "contar até 10": basta prender a respiração27 por dez segundos e soltá-la28 lentamente29. Também vale lembrar que é contraproducente30 tentar guardar todos os fatos que acontecem, o melhor é focalizar a atenção e se concentrar naquilo que parece de fato importante, procurando afastar os demais pensamentos.
www.mentecerebro.com.br
Dentre os recursos gramaticais usados para estabelecer coesão referencial, estão os pronomes. Assinale a alternativa em que o pronome NÃO retoma o referente indicado no texto.
a) "lhes" (ref.4) remete a "as pessoas" (ref.3)
b) "que" (ref.12) refere-se a "algumas atitudes" (ref.13)
c) "seu" (ref.21) refere-se a "cérebro" (ref. 22)
d) "la" (ref.28) refere-se a "respiração" (ref.27)
e) "as" (ref.16) refere-se a "nossas habilidades" (ref.15)

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Em qual das alternativas não há a necessária correlação temporal das formas verbais? ...
Base dudow 2000 – Questão 57
Assinale a frase em que o acento indicativo de crase foi mal empregado: a) Chegou à uma hora, pontualmente. b) Os pescadores pegaram o peixe à unha. c) Saída de veículos à 200 metros. d) Sua simpatia pelo governo cubano levou-o a vestir-se à Fidel. e) O horário estabelecido para visitas era das 14 às 16 horas.
Base dudow 2000 – Questão 28
Ninguém atinge a perfeição alicerçada na busca de valores materiais, nem mesmo os que consideram tal atitude um privilégio dado pela existência. Os pronomes destacados classificam-se, respectivamente, como: a) Indefinido- demonstrativo- demonstrativo. b) Indefinido- pessoal- indefinido. c) Demonstrativo- indefinido- demonstrativo. d) Indefinido- pessoal- demonstrativo. e) Demonstrativo- demonstrativo- indefinido.
Base dudow 2000 – Questão 10
Na frase “Temos presenciado, neste país, um aumento considerável de loucos”, as vírgulas são empregadas para destacar um termo deslocado, como na frase: ...
Base dudow 2000 – Questão 16
Há no texto várias palavras e expressões ligadas à chuva, como toró, água, (pesadelo) molhado, aguaceiro. Ao empregá-las, o autor procurou: ...