UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 40

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Leia os seguintes fragmentos:
Para justificar, para legitimar o domínio e a espoliação, o colonizador precisa estabelecer que o colonizado é, por "natureza" ou por "essência", incapaz, preguiçoso, indolente, ingrato, desleal, desonesto, em suma, inferior. Incapaz, por exemplo, de se educar, de assimilar a ciência e a tecnologia modernas, bem como de exercer a democracia, de governar-se a si mesmo. Não é uma coincidência [...], o racismo resume e simboliza a relação fundamental que une colonialista e colonizado.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. In: Faria, Miranda e Campos. Estudos de História, São Paulo: FTD, 2009. V. 2. p. 156.
 
As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.
Jules Ferry, primeiro-ministro francês. In Faria, Miranda e Campos. Estudos de História, São Paulo: FTD, 2009. V. 2. p. 156.

As ideias contidas nesses dois textos adquiriram para muitos agentes do expansionismo europeu um efetivo caráter de legitimidade científica no contexto
a) do Renascimento, nos começos dos Tempos Modernos.
b) da expansão do Iluminismo, em meados do século XVIII.
c) do Liberalismo político, vitorioso com as Revoluções Burguesas da Europa no final do século XVIII.
d) da síntese do materialismo dialético enunciada no Manifesto Comunista de 1848.
e) do Darwinismo Social, na segunda metade do século XIX.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 44
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 1
As Cruzadas tiveram consequências importantes, entre elas: a) a centralização da administração e da justiça em mãos dos senhores feudais; b) o êxito das expedições em defesa da Terra Santa; c) o fortalecimento do domínio feudal na esfera econômica; d) o restabelecimento das rotas comerciais territoriais e marítimas entre o Ocidente e Oriente; e) decadência da burguesia que não retornou seus investimentos no movimento cruzadista.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 49
Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se...
Base dudow 2000 – Questão 4
Sobre as ideias sociais da Igreja, na época feudal, sabemos que: a) estimulavam o comércio e o enriquecimento individual; b) condenavam a rígida estrutura econômica e social do feudalismo; c) estimulavam os empréstimos a juros porque aliviavam a situação dos aflitos d) justificavam a estrutura social do feudalismo e condenavam o comércio; e) santificavam o trabalho como forma de ascensão social econômica.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 57
Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos...