UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 46

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Caracterização - Modernismo Brasileiro: 2a Fase
Leia este fragmento da obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato.
[...]
o motor zunindo em-dentro do ouvido ( zuuuummmm)
E a caatinga, os campos, a cana, a corda, o corgo, o rio, o riacho, o riinho, o fio d'água, a água, o curtume, o couro, o chifre, a cabeça, a ferradura, a carne-de-sol, o sal, cachorros, colheres, facas, mão, os cheiros, as chaminés, os cachorros, a caatinga
[...]
cuidado cuidado cuidado cuidado cuidado cuidado
brancas vacas no verdor do pasto, sáfaras nuvens, roupa seca, carne-seca, terras, terras, terras, o vento, o dia verdequente, a tarde azul-frienta, a noite de estrelas empoeiradas, o mundo, mundogrande, que não se acaba mais nunca, e Ô vovó, já tamos quase a bexiga estufada, dói a barriga, as costas, Ai!, as escadeiras, Ui!, as pernas, Ai!, Ui!, sem posição, Alá, vovó, alá as luzes de São o filho esperando Tantos anos! ganhar a vida em Sampaulo, no Brejo Velho Duas vezes só, voltou, meu Deus, e isso em solteiro, depois, apenas os retratos carreavam notícias, o emprego, a namorada-agora-esposa, eles dois, a casa descostelada, os netos, e vamos então esperar a senhora para passar o Dia das Mães com a nossa família e todos vamos ficar muito felizes não preocupa não que eu vou buscar a senhora na rodoviária lembranças a todos do a bexiga caxumbenta, o intestino goguento, como ler o olho do filho?, saber se é feliz no trabalho, no casamento, se, mas Ai, a bexiga, a barriga, as costas, Ai!, as escadeiras, Ui!, as pernas, Ai!, Ui!, sem posição Na rodoviária, de pé, esfrega as mãos.
 
Marque verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa.
( ) Nesse texto estilhaçado, é possível reconhecer a viagem que uma avó e o neto, vindos do Nordeste, fazem penosamente até São Paulo, em pau-de-arara; conforme trecho de uma carta, o filho estaria aguardando os dois, mas não honra o compromisso.
( ) O tema do êxodo rural, aqui revisitado, foi amplamente explorado pelo romance de 30, conforme ilustram as obras Menino de engenho, São Bernardo, Suor e Terras do sem-fim, entre outras.
( ) Utilizando fragmentariamente na obra uma ampla tipologia textual, o autor renova  a técnica da colagem e a da simultaneidade introduzidas na arte pelos dadaístas e surrealistas, além de conferir significações às diferenças tipográficas, já exploradas pela vanguarda europeia, pelo modernismo e pela poesia concreta.
( ) O título Eles eram muitos cavalos, explicitado numa das epígrafes do livro, é um verso colhido no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Dessa  intertextualidade, salienta-se a alegoria da  humanidade  anônima, humanidade essa que sofre nas grandes cidades.
A sequência correta é
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V. - F.
d) V - F - F - V.
e) F - V - V - V.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
Em mereçamos, não está classificado corretamente: a) Mereç____ (radical) b) mereça___ (tema) c) ____mos (desinência número-pessoal) d) ____a____ (desinência modo-temporal) e) mereçamos (radical mais desinências)
Base dudow 2000 – Questão 64
Em “... as empregadas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite.” os termos em negrito são respectivamente: a) adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria. b) predicativo do sujeito e adjunto adnominal. c) adjunto adnominal e complemento nominal. d) adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal. e) predicativo do objeto e complemento nominal.
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 50
Observe que o trecho destacado, a seguir, funciona como uma oração subordinada adjetiva que encerra uma explicação: ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 8
A importância da luz na origem e evolução da vida no planeta é incontestável. Nesse processo, os animais desenvolvem diversas formas de utilizar a luz em seu benefício, como a visão e estruturas relacionadas com ela. A seguir, analise as...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 9
(O verso — Tomas-me o corpo. E que descanso me dás — é base para esta questão) No contexto, o termo que pode ser substituído por a) quanto. b) pouco. c) algum. d) qual. e) tal.