UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 7

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Propriedades Gerais, Funcionais e Específicas
Balões de festa de aniversario deixados sob sol forte podem estourar porque o volume do gás contido em seu interior aumenta com o aumento da temperatura e acaba rompendo a superfície do balão depois que esta se estica até um tamanho máximo. Isso ocorre porque o aumento da temperatura eleva a energia das partículas que, com maior movimento, passam a ocupar um volume maior, no caso das moléculas dos gases contidos no balão. A variação da energia das partículas com a variação da temperatura também causa a compactação, que reduz o volume de substâncias ao se solidificarem com o abaixamento da temperatura, quando a energia das partículas diminui. Com a água é diferente: ao passar do estado líquido para o estado solido, com o abaixamento da temperatura ocorre aumento de volume, por isso não se deve colocar no congelador garrafa cheia com água e lacrada. Assinale a alternativa que explica corretamente o comportamento da água ao passar do estado líquido para estado sólido.
a) No estado sólido, as moléculas de água formam pontes de hidrogênio com a superfície interna da garrafa, que se rompe devido ao efeito da pressão adicional exercida.
b) Na água líquida há sais minerais dissolvidos, que se cristalizam quando o gelo e formado e ocupam maior espaço. Assim, o volume do gelo é maior que o volume da água líquida.
c) Na formação do gelo, as moléculas de água assumem posições definidas numa estrutura organizada, mantida por ligações de hidrogênio. As moléculas nesta estrutura ocupam maior espaço do que no estado liquido, onde se organizam de maneira diferente.
d) No estado sólido, as moléculas de água formam estrutura cristalina tridimensional, com átomos unidos por ligação iônica em posições fixas, que ocupam maior espaço que a geometria planar das moléculas no estado líquido.
e) A auto-ionização da água, responsável pelas espécies iônicas que são unidas por ligações iônicas no estado liquido, e desfavorecida com o abaixamento da temperatura. Assim, a força de ligação das moléculas de água no gelo é mais fraca e a distância entre elas aumenta, aumentando o volume ocupado.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2005 – Questão 70
Isômeros óticos são imagens especulares um do outro e não superponíveis. É como tentar superpor sua mão direita sobre a mão esquerda e constatar que cada polegar aponta para um lado. Uma molécula que não é idêntica à sua imagem no...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 63
Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à pertubação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 47
O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas,...
FATEC 2015 – Questão 22
Considere os elementos químicos e seus respectivos números atômicos, representados na figura. (http://tinyurl.com/kun3zgs, Acesso em: 30.08.2014.) Esses elementos podem formar o composto a) molecular, BaBr. b) molecular, BaBr2. c) iônico, BaBr. d) iônico, BaBr2. e) iônico, Ba2Br.
Base dudow 2000 – Questão 55
Quando se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que incendeia o material. O mesmo não ocorre ao se levar uma lâmina de aço à chama. Nessas experiências, o fator que determina a diferença de velocidades de reação é: a) a pressão b) o catalisador c) o estado físico d) a concentração e) a superfície de contato