UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 23

Ciências Humanas / História / Revolução Francesa / Assembleia Nacional Constituinte (1789 - 1791)
A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris.
(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco.
A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.
(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!”
Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989
 
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
a) O povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
b) A Assembleia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
c) Os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.
d) O rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.
e) O rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 32
Nos países do leste recém-incorporados à União Europeia, a indústria automobilística passou de 310 mil empregos em 2000 para 400 mil em 2006. As folhas de pagamento aumentaram 62% na Eslováquia, que já tem 58.400 pessoas no setor, e 41% na...
Base dudow 2000 – Questão 36
São características do socialismo utópico, exceto: a) Confiança no aperfeiçoamento natural e constante do ser humano. b) Interpretação superficial da sociedade burguesa e do capitalismo. c) Não compreensão da luta de classes. d) A construção do Socialismo exige uma ação revolucionária. e) O Socialismo era visto como uma evolução natural do desenvolvimento da sociedade burguesa.
UFSCar - Quí, Mat e His 2005 – Questão 8
O aumento no volume das exportações no Brasil, em 2004, tem sido apontado como um dos responsáveis pela retomada do crescimento econômico do país. O Brasil exporta muitos tipos de minérios, sendo que alguns apresentam radioatividade natural....
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 6
Sal de cozinha, cloreto de sódio, é fundamental em nossa alimentação, porque melhora o sabor da comida, mas também participa de importantes processos metabólicos de nosso organismo e, por isso, deve ser consumido com moderação. Genericamente,...
Base dudow 2000 – Questão 30
O país do Oriente Médio cuja religião predominante é o islamismo e que tem sofrido ações terroristas por ter dado apoio aos Estados Unidos em diferentes ocasiões é: a) o Líbano. b) o Irã. c) o Senegal. d) a Arábia Saudita. e) a Mongólia.