UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 23

Ciências Humanas / História / Portugal e Sua Expansão / A Expansão Marítimo-Comercial Portuguesa
Nem todos os brancos que chegavam do mar eram portugueses, e os povos que viviam nas cercanias do litoral logo aprenderam a distingui-los. (...) Se os surpreendiam, os portugueses os atacavam, queimavam e punham a pique. Mas às vezes, ocorria o oposto. (...)
Os portugueses insistiam com os reis e notáveis do litoral para que não transacionassem com os outros europeus, por eles qualificados de piratas. E recomendavam que lhes dessem combate. (...)
Por volta de 1560, os portugueses começaram a usar galés para patrulhar as costas próximas ao forte da Mina. (...)
Os entrepostos nas mãos de portugueses fiéis à Coroa eram poucos e quase sempre dependentes da boa vontade dos chefes nativos, até para seus alimentos.
(Alberto da Costa e Silva. A manilha e o libambo, 2002.)
 
O texto descreve a conquista portuguesa
a) no Brasil.
b) nas Guianas.
c) nas Índias Orientais.
d) no Japão.
e) na África.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2005 – Questão 7
Pesquisas na área médica têm associado o câncer de próstata e a calvície ao hormônio DHT, um subproduto da testosterona, o principal hormônio masculino. Algumas drogas desenvolvidas nos últimos anos têm como função combater o DHT. No...
Base dudow 2000 – Questão 76
“Em agosto de 1990, o Iraque invadiu o território do Kuwait, área rica em reservas petrolíferas. ...
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 27
No processo histórico da chegada de D. João VI e de sua corte ao Brasil, ...
Base dudow 2000 – Questão 75
Os países conhecidos como Tigres Asiáticos apresentam elevado crescimento econômico e atualmente, são considerados economias dinâmicas. ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 32
Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….., por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) A Estônia. b) O Turcomenistão. c) A Polônia. d) A República Tcheca. e) O Usbequistão.