UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 30

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Considere o texto e as afirmações.
 
A Catedral [de Brasília] ficou igualmente localizada nessa esplanada, mas numa praça autônoma disposta lateralmente, não só por questão de protocolo, uma vez que a Igreja é separada do Estado, como por uma questão de escala, tendo-se em vista valorizar o monumento (...).
(Lúcio Costa. In: Hugo Segawa. A Catedral de Brasília de
Oscar Niemeyer. Nossa História, setembro de 2005.)
 
I. A separação da Igreja do Estado ocorreu na França durante a Revolução Francesa e, na seqüência, no Brasil, com a Independência política em relação a Portugal.
II. Por tradição, as igrejas e catedrais nas cidades ocidentais têm sido construídas em regiões que se constituem como comunidade civil, religiosa e com um sistema local de governo.
III. As igrejas e catedrais ocidentais tendem a estar localizadas em uma praça, marcando sua presença no espaço urbano por suas dimensões ou sua arquitetura.
IV. Foi a partir do Renascimento que passou a se impor nas cidades a separação das construções em espaços distintos, tendo como referência suas funções.
V. Diferente dos tempos atuais, eram freqüentes, até o século XVIII, a preocupação em criar cemitérios anexos às igrejas, para que os mortos ficassem próximos aos seus santos ou padroeiros. 
 
As informações apresentadas no texto encontram fundamentação nos fatos históricos das seguintes afirmações:
a) I, II e III.
b) II, III e V.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e V.
Esta questão recebeu 12 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 3
As solubilidades dos sais KNO3 e Ce2(SO4)3 em água, medidas em duas temperaturas diferentes, são fornecidas na tabela a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 57
Partindo dos princípios da lei da mais-valia absoluta e relativa em Marx, um industrial, para aumentar seus lucros deve: ...
UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 13
Seja f: ℕ→ℚ uma função definida por f(x) = x+1, se x é ímparx2, se x é par Se n é ímpar e f(f(f(n))) = 5, a soma dos algarismos de n é igual a a) 10. b) 9. c) 8. d) 7. e) 6.
UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 26
O português no Brasil teve de mudar quase radicalmente o seu sistema de alimentação, cuja base se deslocou, com sensível déficit, do trigo para a mandioca; e o seu sistema de lavoura, que as condições físicas e químicas de solo, tanto quanto...
UEL 2009 – Questão 58
...