UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 30

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Considere o texto e as afirmações.
 
A Catedral [de Brasília] ficou igualmente localizada nessa esplanada, mas numa praça autônoma disposta lateralmente, não só por questão de protocolo, uma vez que a Igreja é separada do Estado, como por uma questão de escala, tendo-se em vista valorizar o monumento (...).
(Lúcio Costa. In: Hugo Segawa. A Catedral de Brasília de
Oscar Niemeyer. Nossa História, setembro de 2005.)
 
I. A separação da Igreja do Estado ocorreu na França durante a Revolução Francesa e, na seqüência, no Brasil, com a Independência política em relação a Portugal.
II. Por tradição, as igrejas e catedrais nas cidades ocidentais têm sido construídas em regiões que se constituem como comunidade civil, religiosa e com um sistema local de governo.
III. As igrejas e catedrais ocidentais tendem a estar localizadas em uma praça, marcando sua presença no espaço urbano por suas dimensões ou sua arquitetura.
IV. Foi a partir do Renascimento que passou a se impor nas cidades a separação das construções em espaços distintos, tendo como referência suas funções.
V. Diferente dos tempos atuais, eram freqüentes, até o século XVIII, a preocupação em criar cemitérios anexos às igrejas, para que os mortos ficassem próximos aos seus santos ou padroeiros. 
 
As informações apresentadas no texto encontram fundamentação nos fatos históricos das seguintes afirmações:
a) I, II e III.
b) II, III e V.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e V.
Esta questão recebeu 12 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 53
Nossa cultura não cabe nos seus museus”. ...
UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 13
Retirando-se um semicilindro de um paralelepípedo reto-retângulo, obtivemos um sólido cujas fotografias, em vista frontal e vista superior, estão indicadas nas figuras. Se a escala das medidas indicadas na fotografia é 1:100, o volume do sólido fotografado, em m3, é igual a a) 2(14 + 2π). b) 2(14 + π). c) 2(14 – π). d) 2(21 – π). e) 2(21 – 2π).
UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 27
A forte e atual presença de usos e costumes dos iorubás na Bahia deve-se ...
UEL 2010 – Questão 17
...
UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 5
Considere a reação global de produção de UF6 a partir da reação entre UO2, HF e F2, e as informações adicionais sobre entalpias de formação fornecidas a seguir. ...