Base dudow 083 2000 – Questão 18

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Ethos - ética em grego - designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si.
Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
Na ética há o permanente e o mutável. O permanente é a necessidade do ser humano de ter uma moradia: uma maloca indígena, uma casa no campo e um apartamento na cidade. Todos estão envolvidos com a ética, porque todos buscam uma morada permanente.
O mutável é o estilo com que cada grupo constrói sua morada. É sempre diferente: rústico, colonial, moderno, de palha, de pedra... Embora diferente e mutável, o estilo está a serviço do permanente: a necessidade de ter casa. A casa, nos seus mais diferentes estilos, deverá ser habitável.
(BOFF, Leonardo. In: A ÁGUIA E A GALINHA. Petrópolis: Vozes, 1997, pp. 90-91.)
 
Os pronomes têm a função de substituir os nomes ou referir-se a eles, evitando repetição de termos. No texto em questão, observe o papel dos pronomes "a", "si", "todos".
I. O pronome "a" substitui UMA PARTE DO MUNDO que, significativamente, remete a "a morada humana".
II. O pronome "si" substitui, de forma reflexiva, a expressão O SER HUMANO.
III. O pronome "TODOS" substitui, formalmente, UMA MALOCA INDÍGENA, UMA CASA NO CAMPO e UM APARTAMENTO NA CIDADE, ao repor significativamente "a ética".
IV. O pronome "a" substitui, formalmente, o termo ETHOS.
 
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas:
a) I e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e II.
e) II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 71
Para expressar um fato que seria consequência certa de outro, pode-se usar o pretérito imperfeito do indicativo em lugar do futuro do pretérito, como ocorre na seguinte frase: ...
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 3
O trecho “era um homem modesto, disse ao xá” (2º parágrafo) foi construído em discurso indireto. Ao se adaptar tal trecho para o discurso direto, o verbo “era” assume a seguinte forma: a) serei. b) fui. c) seria. d) fosse. e) sou.
Base dudow 2000 – Questão 11
Assinale a alternativa que apresenta um desvio no domínio da regência nominal: a) Estava ansiosa para saber se podia gerar filhos. b) Ela precisava domar os caprichos, dirigir suas forças para se sentir apta àquela situação conjugal. c) Bernardo moera com alegria o punhado de milho no salão contíguo à fazenda. d) Ávido de esperanças, abandonou seu abrigo e lançou-se entre os perseguidores. e) Com o espírito ambicioso com verdades, aplacou a ira daquele momento.
FATEC 2007 – Questão 48
LIBRA (23 set. a 22 out.) ...
FGV Economia 2010 – Questão 45
Assinale a alternativa em que a substituição da conjunção “embora” nas frases dadas torna-as corretas, de acordo com a norma culta. ...