UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 5

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo / José Bento Monteiro Lobato
— Não refez então o capítulo? – indagou ela logo que entrei.
— Oh, não, Miss Jane. Suas palavras abriram-me os olhos.
Convenci-me de que não possuo qualidades literárias e não quero insistir – retruquei com ar ressentido.
— Pois tem de insistir – foi sua resposta (...) Lembre-se do esforço incessante de Flaubert* para atingir a luminosa clareza que só a sábia simplicidade dá. A ênfase, o empolado, o enfeite, o contorcido, o rebuscamento de expressões, tudo isso nada tem com a arte de escrever, porque é artifício e o artifício é a cuscuta** da arte. Puros maneirismos que em nada contribuem para o fim supremo: a clara e fácil expressão da idéia.
— Sim, Miss Jane, mas sem isso fico sem estilo ...
Que finura de sorriso temperado de meiguice aflorou nos lábios da minha amiga!
— Estilo o senhor Ayrton só o terá quando perder em absoluto a preocupação de ter estilo. Que é estilo, afinal?
— Estilo é ... – ia eu responder de pronto, mas logo engasguei, e assim ficaria se ela muito naturalmente não mo definisse de gentil maneira.
— ... é o modo de ser de cada um. Estilo é como o rosto: cada qual possui o que Deus lhe deu. Procurar ter um certo estilo vale tanto como procurar ter uma certa cara. Sai máscara fatalmente – essa horrível coisa que é a máscara ...
— Mas o meu modo natural de ser não tem encantos, Miss Jane, é bruto, grosseiro, inábil, ingênuo. Quer então que escreva desta maneira?
— Pois perfeitamente! Seja como é, e tudo quanto lhe parece defeito surgirá como qualidades, visto que será reflexo da coisa única que tem valor num artista – a personalidade.
 (Monteiro Lobato, O presidente negro.)
 
*Gustave Flaubert (1821–1880), escritor realista francês considerado um dos maiores do Ocidente.
** cuscuta planta parasita.
Na frase — Estilo o senhor Ayrton só o terá..., Lobato usa um recurso de ênfase que consiste em:
a) deixar uma informação subentendida.
b) fazer uma comparação paralela.
c) relacionar muitas ideias ao mesmo tempo.
d) iniciar a oração com um termo que se repete depois.
e) empregar o verbo em um tempo pretérito.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 71
Leia o fragmento textual de Fernando Pessoa e assinale a alternativa CORRETA. ...
Base dudow 2000 – Questão 30
Apenas um verso a seguir é redondilha maior. Assinale-o: a) “Mas não me deixes, não!” (Gonçalves Dias) b) “Graças à minha Estrela!” (Tomás Antônio Gonzaga) c) “Oh, que saudades que tenho”(Casimiro de Abreu) d) “Arrependido estou de coração” (Gregório de Matos) e) “A lagartixa ao sol ardente vive” (Álvares de Azevedo).
Base dudow 2000 – Questão 5
Qual o raciocínio que não se encontra no texto de Vieira? a) Cupido é sempre menino porque o amor nunca se torna maduro e racional. b) Cupido tem os olhos vendados porque o amor é cego e ignorante. c) A ignorância, assim como diminui a gravidade do crime, diminui o mérito do amor. d) Os homens não amam verdadeiramente a Cristo, porque não conhecem Cristo. e) Só Cristo de fato amou, porque amou sabendo.
Base dudow 2000 – Questão 6
Aponte a afirmativa incorreta sobre Bocage. ...
Base dudow 2000 – Questão 18
A obra apresenta muitos conflitos. O assassinato de Firmo, por exemplo, expressa: a) a degradação social experimentada por Jerônimo. b) o ciúme provocado por Zulmira em Bertoleza. c) a impiedade de João Romão. d) a prepotência do dono do cortiço. e) o desespero vivido por Piedade.