UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 8

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz.
Houve um tempo em que minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? quem as comprava? em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? e que mãos as tinham criado? e que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz. [. . .]
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. 
(Cecília Meireles, A arte de ser feliz. Em Escolha seu sonho, p. 24.)
Assinale a alternativa em que o trecho — Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz. — está parafraseado por meio de uma subordinação.
a) Eu não era mais criança, mas minha alma ficava completamente feliz.
b) Eu não era mais criança, todavia minha alma ficava completamente feliz.
c) Embora eu não fosse mais criança, minha alma ficava completamente feliz.
d) Eu não era mais criança; minha alma ficava, entretanto, completamente feliz.
e) Eu não era mais criança; minha alma, contudo, ficava completamente feliz.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 9
Que se o não trouxerdes, Virareis espuma Das ondas do mar! (v. 5 - 7) No que se refere ao modo como as ações de trazer e virar se relacionam, pode-se afirmar que a segunda ação ocorrerá na seguinte circunstância: a) em virtude da não realização da primeira b) juntamente com a finalização da primeira c) antes da não concretização da primeira d) depois da verificação da primeira
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 3
Assinale a alternativa em que o autor faz uso de sentido não-literal. a) “(...) todo cuidado é pouco (...)” b) “os juros prospectivos são infinitos.” c) “O desafio é fazer o melhor (...)” d) “(...) a morte é o fim definitivo de tudo (...)” e) “Se você dúvida de qualquer conclusão (...)”
Base dudow 2000 – Questão 22
Os dois pontos utilizados nas referências 1 e 2 podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido original do texto, por: a) “portanto” (ref. 1) e “porém” (ref. 2). b) “pois” (ref. 1) e “uma vez que” (ref. 2). c) “logo” (ref. 1) e “conquanto” (ref. 2). d) “embora” (ref. 1) e “não obstante” (ref. 2). e) “porém” (ref. 1) e “porque” (ref. 2).
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 11
De acordo com o primeiro parágrafo, podemos concluir que ...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 16
Nas duas ocorrências do último parágrafo do texto, a palavra likely pode ser substituída por a) lately. b) ultimate. c) probable. d) certainly. e) appropriate.