UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 8

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz.
Houve um tempo em que minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? quem as comprava? em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? e que mãos as tinham criado? e que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz. [. . .]
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. 
(Cecília Meireles, A arte de ser feliz. Em Escolha seu sonho, p. 24.)
Assinale a alternativa em que o trecho — Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz. — está parafraseado por meio de uma subordinação.
a) Eu não era mais criança, mas minha alma ficava completamente feliz.
b) Eu não era mais criança, todavia minha alma ficava completamente feliz.
c) Embora eu não fosse mais criança, minha alma ficava completamente feliz.
d) Eu não era mais criança; minha alma ficava, entretanto, completamente feliz.
e) Eu não era mais criança; minha alma, contudo, ficava completamente feliz.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 30
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.   Transpondo da voz ativa para a passiva a frase "Os alunos haveriam de ouvir os conselhos do mestre", obtém-se a forma verbal ...... .   a) teriam sido ouvidos b) haveriam de ser ouvidos c) haveria de ser ouvido d) seriam ouvidos e) ouvir-se-iam
Base dudow 2000 – Questão 62
CAPÍTULO CII - DE CASADA ...
Base dudow 2000 – Questão 34
Tendo em vista a conjugação dos verbos assinale a opção em que se empregou uma forma inadequada de DETER: a) A não ser que me detenham, invadirei outras propriedades. b) Como não me detiveram, pude invadir outras propriedades. c) Enquanto não mo detinham, ia invadindo outras propriedades. d) Caso não me detessem, invadiria outras propriedades. e) Se não mo detiverem, vou invadir outras propriedades.
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.
Base dudow 2000 – Questão 49
Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: a) Confira as receitas incríveis preparadas para você.Clica aqui! b) Mostra que você tem bom coração.Contribua para a campanha do agasalho! c) Cura-te a ti mesmo e seja feliz! d) Não subestime o consumidor.Venda produtos de boa procedência. e) Em caso de acidente, não siga viagem. Pede apoio de um policial.