UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 7

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Em casa, brincava de missa, — um tanto às escondidas, porque minha mãe dizia que missa não era cousa de brincadeira. Arranjávamos um altar, Capitu e eu. Ela servia de sacristão, e alterávamos o ritual, no sentido de dividirmos a hóstia entre nós; a hóstia era sempre um doce. No tempo em que brincávamos assim, era muito comum ouvir à minha vizinha: “Hoje há missa?” Eu já sabia o que isto queria dizer, respondia afirmativamente, e ia pedir hóstia por outro nome. Voltava com ela, arranjávamos o altar, engrolávamos o latim e precipitávamos as cerimônias. Dominus non sum dignus …* Isto, que eu devia dizer três vezes, penso que só dizia uma, tal era a gulodice do padre e do sacristão. Não bebíamos vinho nem água; não tínhamos o primeiro, e a segunda viria tirar-nos o gosto do sacrifício. 
(Machado de Assis, Dom Casmurro, Obra completa.)
 
*Trecho da fala do sacerdote, no momento da comunhão, que era proferida em latim, antes do Concílio Vaticano II. A fala inteira, que deve ser repetida três vezes, é: Dominus non sum dignus ut intres sub tectum meum, sed tantum dic verbum e sanabitur anima mea, cuja tradução é: Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva.
Sobre esse trecho de Dom Casmurro, pode-se dizer que
a) apresenta diálogos indiretos entre as personagens.
b) revela a intromissão de vizinhos na vida das crianças.
c) o ambiente da ação é uma igreja católica.
d) quatro pessoas brincavam de missa: Capitu, o narrador, um sacristão e um padre.
e) é um exemplo do uso criativo e não meramente ornamental da metáfora.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
Uma das características abaixo não se coaduna com o estilo machadiano. Assinale-a: a) Tratamento irônico das situações; b) Visão pessimista na análise da alma humana; c) Visão do homem como ser naturalmente bom; d) Visão retrospectiva do passado; e) Divagação e comentários paralelos à ação.
UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 9
Minada serra, no contexto do poema, significa montanhas: a) escavadas pela busca do ouro. b) cheias de fontes de água mineral. c) repletas de artefatos explosivos. d) habitadas por negros-minas da África. e) atingidas pela erosão pluvial.
UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 4
Sobre as palavras director, facto e fato, pode-se dizer que: a) director poderia ser escrito de modo diferente e as outras duas têm o mesmo sentido. b) director deve permanecer com c, diferentemente de facto, que poderia perder essa letra. c) facto e fato significam coisas diferentes e director poderia ser escrito sem c. d) as três palavras apresentam diferenças de prosódia e não de grafia. e) apenas director e fato constam no vocabulário ortográfico brasileiro.
UERJ 2007 – Questão 3
Não tardaria muito que saíssem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (ref.2) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: a) metonímia e metáfora. b) antítese e pleonasmo. c) paradoxo e ironia. d) anáfora e alusão.
Base dudow 2000 – Questão 62
Dentre os principais nomes do Realismo está o de Machado de Assis. ...