UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 10

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
Em casa, brincava de missa, — um tanto às escondidas, porque minha mãe dizia que missa não era cousa de brincadeira. Arranjávamos um altar, Capitu e eu. Ela servia de sacristão, e alterávamos o ritual, no sentido de dividirmos a hóstia entre nós; a hóstia era sempre um doce. No tempo em que brincávamos assim, era muito comum ouvir à minha vizinha: “Hoje há missa?” Eu já sabia o que isto queria dizer, respondia afirmativamente, e ia pedir hóstia por outro nome. Voltava com ela, arranjávamos o altar, engrolávamos o latim e precipitávamos as cerimônias. Dominus non sum dignus …* Isto, que eu devia dizer três vezes, penso que só dizia uma, tal era a gulodice do padre e do sacristão. Não bebíamos vinho nem água; não tínhamos o primeiro, e a segunda viria tirar-nos o gosto do sacrifício. 
(Machado de Assis, Dom Casmurro, Obra completa.)
 
*Trecho da fala do sacerdote, no momento da comunhão, que era proferida em latim, antes do Concílio Vaticano II. A fala inteira, que deve ser repetida três vezes, é: Dominus non sum dignus ut intres sub tectum meum, sed tantum dic verbum e sanabitur anima mea, cuja tradução é: Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva.
Assinale a alternativa que contém palavras que, no texto de Machado, retomam termos de uma frase anterior, promovendo a coesão do texto.
a) primeiro, segunda.
b) casa, ritual.
c) precipitávamos, cerimônias.
d) doce, gulodice.
e) dividirmos, alterávamos.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 4
Além da comparação entre papéis sociais, há no texto outra comparação, implícita, que indica uma compreensão do narrador acerca de comportamentos na sociedade. Essa comparação implícita está em: a) Menino, naqueles tempos, não dava opinião. b) Também se falava misteriosamente em “moléstias de senhoras”. c) Nunca me apareceu nenhuma. d) Até hoje me assombra este verso único.
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 3
Assinale a alternativa em que há palavras que apresentam o mesmo processo de derivação das palavras destacadas no trecho a seguir: ... conhecimento tem a ver com familiaridade. ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 44
Segundo o texto, ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 14
O texto permite afirmar que a) o livro de orações que Amaro costumava ler desperta seu amor por Amélia. b) a observação diária de certas ações de Amélia esperta o desejo de Amaro. c) embora Amélia ache lindas as orações do livro, a obra a deixa perturbada. d) o livro que Amaro empresta a Amélia aumenta, aos poucos, sua religiosidade. e) com a leitura do livro, Amélia passa a corresponder os sentimentos de Amaro.
Base dudow 2000 – Questão 49
O NOVO PLANETA DOS HOMENS ...