UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 27

Ciências Humanas / Geografia / Agropecuária / Reforma Agrária
A partir dos anos de 1990, várias legislações regulamentaram aspectos da reforma agrária no Brasil.
Entre elas, destacam-se:
1. Alteração da Lei do Rito Sumário: regulamentou a imediata posse, pelo governo, das terras em processo de desapropriação para fins de reforma agrária, após depósito judicial correspondente ao preço oferecido pelas benfeitorias e do lançamento dos Títulos da Dívida Agrária, para pagamento do valor da terra nua. Assim, mesmo que o proprietário entre com contestação judicial contra qualquer aspecto do processo de desapropriação, a posse da terra tornou-se imediata para o Governo.
2. Aumento do Imposto Territorial Rural para os proprietários de grandes extensões de terra e pequeno grau de utilização produtiva, que pode chegar a 20% do valor da propriedade.
3. Proibição de que a propriedade rural ocupada por trabalhadores rurais sem terra seja vistoriada ou desapropriada para fins de reforma agrária durante a ocupação e nos dois anos seguintes à sua desocupação. Considerando o teor dessas legislações, pode-se dizer que:
a) todas elas representam vitórias políticas decorrentes da organização dos movimentos sociais no campo, que tomaram grande impulso ao longo dos anos de 1990.
b) demonstram a força política dos grandes latifundiários, pois reduzem a ação dos movimentos de luta pela terra e implementam o pagamento das terras desapropriadas.
c) ilustram a postura política dos governos da década de 1990 que, pressionados pelo avanço dos movimentos sociais, resolveram os conflitos por posse de terra no país.
d) representaram um retrocesso, pois impediram ou restringiram a aplicação das leis da reforma agrária aprovadas na Constituição de 1988.
e) refletem interesses opostos, pois em parte atendem demandas dos movimentos de luta pela terra e, por outro, protegem interesses dos proprietários de terras.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 30
A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° Leste? a) 5 horas b) 11 horas c) 15 horas d) 19 horas e) 21 horas
UERJ 2012 – Questão 45
Quando os auditores do Ministério do Trabalho entraram na casa de paredes descascadas num bairro residencial da capital paulista, parecia improvável que dali sairiam peças costuradas para uma das maiores redes de varejo do país. Não fossem as...
UNIFESP 2005 – Questão 31
A respeito deste mapa sobre tráfego aéreo, são apresentadas as quatro afirmações seguintes. ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Na região Sudeste encontramos a bacia hidrográfica de maior produção energética do país, estando também apta para o transporte de mercadorias através de um sistema de eclusas. Trata-se da bacia:a) do Paraná.b) do São Francisco.c) do Paraguai.d) do Tocantins.e) do Uruguai.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 87
Maior que os espaços metropolitanos tradicionais, incorporando áreas menores em vizinhança e formando uma aglomeração em escala mais ampla, concentra o principal das atividades produtivas significativas em diversos setores (cadeias da...