UFRGS - Literatura 2010 – Questão 30

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Prosadores
Em  Lucíola, de José de Alencar, Paulo, protagonista do romance,
a) narra seu conturbado relacionamento sentimental com Lucíola a uma interlocutora que também já exercera a prostituição.
b) recorda que fora apresentado a Lucíola pelo devasso Sá, responsável também por orientar os investimentos financeiros de Lucíola.
c) conta que a jovem Lucíola/Maria da Glória foi assediada e desvirginada pelo vizinho Couto, do qual recebeu algumas moedas de ouro.
d) recorda de uma festa em que Lucíola se despiu diante de vários homens para conquistar o papel principal de uma peça de teatro.
e) conta que Lucíola viajou para a Europa a fim de obter recursos a aliados para vingar-se de Couto, seu antigo amante.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 42
O tratamento literário conferido à natureza ao longo do século XIX revela que, ...
Base dudow 2000 – Questão 48
Escolha a alternativa incorreta. ...
Base dudow 2000 – Questão 67
Ainda de acordo com o texto, é correto afirmar: ...
UERJ 2009 – Questão 7
Em duas estrofes, a expressão "mudar o mundo" é utilizada em um verso e repetida no verso seguinte entre parênteses. A repetição e o uso dos parênteses, no contexto, sugerem que o eu poético, com o passar do tempo, foi levado a: a) um desvio de personalidade b) uma postura de acomodação c) uma afirmação da identidade d) uma busca de autoconhecimento
FGV Administração 2010 – Questão 26
Nesse poema, como em outros do livro Boitempo, encontra-se: a) a elaboração poética de lembranças do autor. b) o registro objetivo do cotidiano mais elementar. c) a condenação da vida mecânica, criada pelo capital, e a esperança de um mundo correto. d) o adensamento da expressão a fim de retratar, principalmente, os dramas políticos do ser humano. e) a representação da vida como uma “ordem” que não admite alheamento e que leva à solidariedade para com os homens.