UFPR 2021 – Questão 5

Ciências da Natureza / Biologia
Na espécie A, linhagens puras de plantas com flores brancas cruzadas com plantas de flores vermelhas produziram apenas plantas com flores vermelhas. Essas plantas com flores vermelhas cruzadas entre si produziram ¾ de plantas com flores vermelhas e ¼ de plantas com flores brancas. Na espécie B, linhagens puras de plantas com flores brancas cruzadas com plantas de flores vermelhas produziram apenas plantas com flores cor-de-rosa. Essas plantas com flores cor-de-rosa cruzadas entre si produziram ¼ de plantas com flores vermelhas, ½ de plantas com flores cor-de-rosa e ¼ de plantas com flores brancas.
Para esse caso, considerando o padrão de herança e as interações alélicas dos genes que determinam a cor da flor nas espécies A e B, assinale a alternativa correta.
a) Nas espécies A e B, os alelos para cor de flor vermelha são codominantes em relação aos alelos que condicionam flores brancas.
b) Na espécie A, a proporção observada na geração F2 evidencia que o alelo que condiciona flores brancas apresenta dominância incompleta.
c) Na espécie B, a proporção observada na geração F2 evidencia dominância completa do alelo que condiciona flores vermelhas.
d) Na espécie A, o alelo para flores vermelhas é completamente dominante, enquanto na espécie B o alelo para flores vermelhas apresenta dominância incompleta.
e) Nas espécies A e B, o alelo para cor de flor vermelha é incompletamente dominante em relação ao alelo que condiciona flores brancas.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2003 – Questão 97
Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é ...
Base dudow 2000 – Questão 53
O cultivo de plantas transgênicas vem provocando um acirrado debate entre os defensores e os críticos dessa nova biotecnologia. Entre os argumentos citados a seguir, o único que pode ser apresentado como defesa desse cultivo é: ...
Base dudow 2000 – Questão 46
A pesquisa com células-tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células. As células-tronco têm grande poder de regeneração porque: a) têm todos os seus genes funcionando. b) todos os seus genes estão desligados. c) têm alto grau de especialização. d) são pouco especializadas. e) não se reproduzem com facilidade.
UEL 2009 – Questão 10
A figura a seguir representa o ciclo de vida da ferrugem do trigo Puccinia graminis (filo Basidiomycota, classe Teliomycetes). A ferrugem do trigo é heteroécia, isto é, parte do ciclo de vida passa sobre Berberis e parte, sobre uma gramínea...
UNESP 2009 – Questão 20
Empresa coreana apresenta cães feitos em clonagem comercial. Cientistas sul-coreanos apresentaram cinco clones de um cachorro e afirmam que a clonagem é a primeira realizada com sucesso para fins comerciais. A clonagem foi feita pela companhia de...