UFPR 2018 – Questão 7

Linguagens / Português
A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No modelo tradicional de resistência à escravidão, o quilombo-rompimento, a tendência dominante era a política do esconderijo e do segredo de guerra. Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia, sua organização interna e suas
lideranças de todo tipo de inimigo, curioso ou forasteiro, inclusive, depois, os historiadores.
Já no modelo novo de resistência, o quilombo abolicionista, as lideranças são muito bem conhecidas,
cidadãos prestantes, com documentação civil em dia e, principalmente, muito bem articulados politicamente. Não mais os grandes guerreiros do modelo anterior, mas um tipo novo de liderança, uma espécie de instância de intermediação entre a comunidade de fugitivos e a sociedade envolvente. Sabemos hoje que a existência de um quilombo inteiramente isolado foi coisa rara. Mas, no caso dos quilombos abolicionistas, os contatos com a sociedade são tantos e tão essenciais que o quilombo encontra-se já internalizado, parte do jogo político da sociedade mais ampla.
(Quilombo abolicionista–cap. 1; p. 11.SILVA, Eduardo:
As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura : uma investigação de história cultural. SP: Cia das Letras, 2003.)
Assinale a alternativa em que o ‘se’ apresenta a mesma função que a do termo sublinhado na sequência “Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia [...]”.
a) Cada um dos debatedores questionava se seria possível chegar a um acordo entre as partes.
b) O desembargador Coelho Bastos quis pôr fim à cantoria abolicionista que se fazia na Gávea.
c) Abolicionistas e escravos entreolharam-se aturdidos com a situação apresentada.
d) Agindo de forma violenta, coercitiva e autoritária, os escravocratas prejudicavam-se ainda mais.
e) Os negros não tinham direito a queixar-se à polícia, por castigo de senhor branco.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2024 – Questão 32
Como dois e dois são quatro ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 25
A questão anterior trata de alcanos e cicloalcanos, substâncias extraídas do petróleo e usadas como combustíveis e matéria-prima industrial. Boa parte das indústrias contemporâneas depende de substâncias desse tipo, extraídas do...
Base dudow 2000 – Questão 60
Assinale a única alternativa que não apresente aposto. a)A Nicarágua, país da América Central, viveu um momento decisivo em sua história. b)Ele só queria recuperar uma coisa: a dignidade. c)Os amigos, os parentes, os vizinhos, ninguém compreendeu a atitude dele. d)Depois de algum tempo – uns três meses – descobriu-se que ele era um grande falsário. e)Quando morava lá, ele ia, aos domingos, visitar a sepultura do pai.
UFPR 2011 – Questão 79
How does Germany protect its beer industry, according to the text? a) There are laws restricting the amount of foreign beer that can be imported. b) Beers from the U.S., France and Sweden are subject to high import taxes. c) There are laws restricting the ingredients that can be used to make beer. d) The government gives financial assistance to small-scale local breweries. e) The government actively encourages Germans to prefer local brands of beer.
FUVEST 2017 – Questão 2
Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em: a) A prensa é paralela aos tipitis. b) A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros. c) As duas camarinhas são transversais à cozinha. d) O alpendre é perpendicular às zonas de serviço. e) O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio.