ENEM PPL Linguagens e Humanas 2018 – Questão 51

Ciências Humanas / Geografia
Os antigos filósofos, observando o grande volume de água de rios como o Nilo, Reno e outros, imaginavam que as chuvas eram insuficientes para alimentar tão consideráveis massas de água. Foi no século XVIII que Pierre Pernault mediu a quantidade de chuva durante três anos na cabeceira do rio Sena. Também mediu o volume de água do referido rio e chegou à conclusão de que apenas a sexta parte se escoava e o restante era evaporado.
LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).

 
A investigação feita por Pierre Pernault contribuiu diretamente para a explicação científica sobre
a) intemperismo químico.
b) rede de drenagem.
c) degelo de altitude.
d) erosão pluvial.
e) ciclo hidrológico.
Esta questão recebeu 523 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 50
A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 6
De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, boatos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos...
Base dudow 2000 – Questão 29
...
FGV Economia 2011 – Questão 65
O processo de valorização da terra urbana obedece a uma lógica singular que a) considera a presença de serviços urbanos junto ao empreendimento. b) prescinde de fatores locacionais, depois da invenção do carro. c) exclui a posição do terreno, graças ao uso da informática. d) independe do mercado financeiro e do tamanho do terreno. e) identifica na expansão urbana o único vetor que define o preço.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 30
BANDEIRA, G. Disponível em: www.facebook.com/objetosinanimadoscartoon. Acesso em: 24 ago. 2017. No texto, o trecho “Cê tá muito louco, véio” caracteriza um uso social da linguagem mais comum a a) jovens em situação de conversa informal. b) pessoas conversando num cinema. c) homens com problemas de visão. d) idosos numa roda de bate-papo. e) crianças brincando de viajar.