UFPR 2018 – Questão 31

Ciências da Natureza / Química
Os mexilhões aderem fortemente às rochas através de uma matriz de placas adesivas que são secretadas pela depressão distai localizada na parte inferior do seu pé. Essas placas adesivas são ricas em proteínas, as quais possuem em abundância o aminoácido L-Dopa. Esse aminoácido possui, em sua cadeia lateral, um grupo catechol (dihidroxibenzeno), que tem papel essencial na adesão do mexilhão à superfície rochosa. A figura ilustra um esquema da placa adesiva do mexilhão e um esquema da principal interação entre o grupo catechol e a superfície do óxido de titânio, que representa uma superfície rochosa.
 
 
A adesão do mexilhão à rocha deve-se principalmente à interação intermolecular do tipo:
a) ligação de hidrogênio.
b) interação íon-dipolo.
c) dispersão de London.
d) interação eletrostática.
e) dipolo permanente-dipolo induzido.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 55
Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit...
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 132
Para que se faça a reciclagem das latas de alumínio sào necessárias algumas ações, dentre elas: ...
Base dudow 2000 – Questão 35
Após algumas desintegrações sucessivas, o 90Th232, muito encontrado na orla marítima de Guarapari (ES), se transforma no 82Pb208. O número de partículas ALFAS e BETAS emitidas nessa transformação foi, respectivamente, de: a) 6 e 4. b) 6 e 5. c) 5 e 6. d) 4 e 6. e) 3 e 3.
Base dudow 2000 – Questão 49
Analise este gráfico, em que está representada a variação da concentração de um reagente em função do tempo em uma reação química: Considerando-se as informações desse gráfico, é CORRETO afirmar que, no intervalo entre 1 e 5 minutos, a velocidade média de consumo desse reagente é de: a) 0,200 (mol / L) / min. b) 0,167 (mol / L) / min. c) 0,225 (mol / L) / min. d) 0,180 (mol / L) / min. e) 0,800 (mol/L)/ min.
UFPR 2018 – Questão 39
Existem grandezas características de cada área da Física, e suas respectivas unidades são usadas de forma bastante comum. ...