UFPR 2016 – Questão 13

Linguagens / Literatura
O soneto “No fluxo e refluxo da maré encontra o poeta incentivo pra recordar seus males”, de Gregório de Matos, apresenta características marcantes do poeta e do período em que ele o escreveu:

Seis horas enche e outras tantas vaza
A maré pelas margens do Oceano,
E não larga a tarefa um ponto no ano,
Depois que o mar rodeia, o sol abrasa.

Desde a esfera primeira opaca, ou rasa
A Lua com impulso soberano
Engole o mar por um secreto cano,
E quando o mar vomita, o mundo arrasa.

Muda - se o tempo, e suas temperanças.
Até o céu se muda, a terra, os mares,
E tudo está sujeito a mil mudanças.

Só eu, que todo o fim de meus pesares
Eram de algum minguante as esperanças,
Nunca o minguante vi de meus azares.

De acordo com o poema, é correto afirmar:
a) A temática barroca do desconcerto do mundo está representada no poema, uma vez que as coisas do mundo estão em  desarmonia entre si.
b) A transitoriedade das coisas terrenas está em oposição ao caráter imutável do sujeito, submetido a uma concepção fatalista do destino humano.
c) A concepção de um mundo às avessas está figurada no soneto através da clara oposição entre o mar que tudo move e a lua imutável.
d) A clareza empregada para exposição do tema reforça o ideal de simplicidade e bucolismo da poesia barroca, cujo lema fundamental era a aurea mediocritas.
e) A sintonia entre a natureza e o eu - poético embasa as personificações de objetos inanimados aliadas às hipérboles que descrevem o sujeito.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2012 – Questão 24
O próprio Machado de Assis reconhecia que sua obra literária possui duas fases distintas. Observando-se as características principais das obras que integram essas fases, verifica-se que, para a passagem de uma fase à outra, foi decisivo o fato de...
UERJ 2020 – Questão 18
Na narrativa, o desejo inicial e a decisão final do personagem podem ser relacionados por meio da seguinte figura de linguagem: a) metonímia b) hipérbole c) antítese d) ironia
FGV 2015 – Questão 25
No excerto, diz o narrador que Aristarco “mineralizavase todo”, via-se mudado, de ser vivo, em elemento mineral. Processos de mineralização são também centrais na caracterização da principal personagem feminina do romance a) Senhora, de José de Alencar. b) Quincas Borba, de Machado de Assis. c) O Cortiço, de Aluísio Azevedo. d) Macunaíma, de Mário de Andrade. e) São Bernardo, de Graciliano Ramos.
UFPR 2018 – Questão 79
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: ...
FGV 2016 – Questão 30
Da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, o poema de Drummond conserva, sobretudo, a) a ausência de adjetivação. b) o antilusitanismo. c) o ufanismo nacionalista. d) a regularidade métrica. e) a idealização nostálgica.