UFPR 2011 – Questão 47

Ciências da Natureza / Química / Modelos Atômicos
A constituição elementar da matéria sempre foi uma busca do homem. Até o início do século XIX, não se tinha uma ideia concreta de como a matéria era constituída. Nas duas últimas décadas daquele século e início do século XX, observou-se um grande avanço das ciências e com ele a evolução dos modelos atômicos. Acerca desse assunto, numere a coluna de acordo com sua correspondência.
1. Próton.
2. Elétron.
3. Átomo de Dalton.
4. Átomo de Rutherford.
5. Átomo de Bohr.
( ) Partícula de massa igual a 9,109 x 10-31kg e carga elétrica de -1,602 x 10-19C.
( ) Partícula constituída por um núcleo contendo prótons e nêutrons, rodeado por elétrons que circundam em órbitas estacionárias.
( ) Partícula indivisível e indestrutível durante as transformações químicas.
( ) Partícula de massa igual a 1,673 x 10 −27kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica.
( ) Partícula que possui um núcleo central dotado de cargas elétricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2 – 5 – 3 – 1 – 4.
b) 1 – 3 – 4 – 2 – 5.
c) 2 – 4 – 3 – 1 – 5.
d) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
e) 1 – 5 – 3 – 2 – 4.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2019 – Questão 28
Diana pretende distribuir 6 litros de geleia em 25 potes iguais. Cada pote possui internamente o formato de um paralelepípedo de base quadrada com 5 cm de lado. Dividindo igualmente a geleia em todos os potes, qual é a altura interna que a geleia atingirá em cada recipiente? a) 6,0 cm. b) 7,5 cm. c) 9,6 cm. d) 15,0 cm. e) 24,0 cm.
UFPR 2016 – Questão 28
Um sistema amplamente utilizado para determinara velocidade de veículos–muitas vezes, chamado erroneamente de “radar”– possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços corresponde a...
UFPR 2020 – Questão 76
Do México ao Chile, a áreas da África e a pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de ‘estresse hídrico’ –a quantidade de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível...
UFPR 2016 – Questão 68
Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação: Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é: a) acelerar seu crescimento. b) retardar seu amadurecimento. c) alterar seu sabor. d) modificar sua cor. e) reduzir a quantidade de sementes.
UFPR 2011 – Questão 33
Observe as figuras abaixo, extraídas de folhetos distribuídos à população por órgãos públicos: As figuras A e B representam, respectivamente, medidas de prevenção da: a) doença de chagas e cisticercose. b) ancilostomose e cólera. c) malária e dengue. d) esquistossomose e febre amarela. e) teníase e ascaridíase.