UFPR 2010 – Questão 3

Ciências Humanas / Geografia
A partir do momento em que a atividade industrial se afirma como o setor que comanda a economia brasileira, o espaço geográfico brasileiro vai sendo organizado de forma diferente. Antes da industrialização, com efeito, não havia um espaço nacional propriamente dito, uma integração econômica efetiva entre todas as áreas do país.
(Adaptado de VESENTINI, J. W.Sociedade e espaço: geografia geral e do Brasil. 31. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 170.)
 
Com base no texto e nos conhecimentos de geografia, assinale a afirmativa correta.
a) A integração econômica do território brasileiro somente ocorreu devido à expansão da agroindústria para o Centro-Oeste.
b) A indústria cafeeira, ao criar novos fluxos migratórios inter-regionais, foi a responsável pela integração econômica do território.
c) A integração econômica ocorreu entre as regiões litorâneas sem abranger o interior, pelo fato de que ali se localizavam as principais cidades e, portanto, o comércio.
d) A produção de borracha e a industrialização oriunda dessa atividade foi o principal fator de ocupação dos “vazios demográficos” e de integração comercial do território.
e) Com a industrialização, o estado de São Paulo passou a comprar matérias-primas dos outros estados e a vender produtos industriais, integrando assim o mercado nacional.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que: ...
UERJ 2008 – Questão 52
Estrangeiros em alguns países europeus, 2002 Adaptado de durand, Marie-Françoise et al. Atlas de la mondialisation. Paris: Presses de Sciences Po, 2006. Além da proximidade espacial, a origem dos imigrantes dos países da Europa relaciona-se à existência de: a) vínculos histórico-culturais b) regimes políticos similares c) redes rodoferroviárias interligadas d) características socioeconômicas equivalentes
ENEM 2003 – Questão 46
Para o registro de processos naturais e sociais devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo. Por exemplo, para a datação do sistema solar é necessária uma escala de bilhões de anos, enquanto que, para a história do Brasil, basta uma escala...
UFPR 2016 – Questão 59
Em um grupo de 6 pessoas, a média das idades é 17 anos, a mediana é 16,5 anos e a moda é 16 anos. Se uma pessoa de 24 anos se juntar ao grupo, a média e a mediana das idades do grupo passarão a ser, respectivamente: a) 17 anos e 17 anos. b) 18 anos e 17 anos. c) 18 anos e 16,5 anos. d) 20,5 anos e 16,5 anos. e) 20,5 anos e 20,25 anos.
Base dudow 2000 – Questão 30
Primeiro estado nordestino e brasileiro na produção de sal marinho é: a) Ceará. b) Piauí. c) Alagoas. d) Rio Grande do Norte. e) Bahia.