UFPR 2010 – Questão 2

Ciências Humanas / Geografia
Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção doetanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009,
o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar.
b) O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio.
c) Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados.
d) Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis.
e) No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
O sistema socialista soviético apresentava características políticas e econômicas específicas. Descreva dois aspectos próprios desse sistema que resistiu por cerca de sete décadas. ...
Base dudow 2000 – Questão 72
“O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação econômica do Terceiro Mundo. ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 13
Observe a figura: ...
UNESP 2012 – Questão 46
A Terra comporta-se como um imenso ímã, ou seja, tem magnetismo próprio. Observe as figuras, que são representações do campo magnético da Terra. ...
UERJ 2008 – Questão 45
Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranqüilizador equilíbrio de terror que é saber de...