UFMG 2015 – Questão 10

Linguagens / Português
As passagens I, II,III e IV, abaixo apresentadas, foram retiradas do romance Hilda Furacão e correlacionadas às epígrafes do mesmo romance. Passagem I
–– Robert Francis Drummond.
–– Presente – eu respondia, em meio à onda de gargalhadas.
No ano seguinte, quando troquei o Santo Antônio pelo Arnaldo, que também era um colégio
de padres, não tão liberais quanto os franciscanos, eu sofria o mesmo problema: ter que aturar
as gargalhadas quando os professores chamavam meu nome; eu pensava:
–– Tenho que encontrar uma maneira de me livrar deste “Francis” no meu nome.
Epígrafe: Em geral, a vida não é coisa fácil.Turgueniev

Passagem II
–– Vamos fazer uma sessão de estudo político mentalizado.
Cada um de nós devia deitar de costas na cama e recordar trechos do livro Dois passos pra frente, um pra trás, de Lenin – assim espichei na cama da cela, primeiro segui os movimentos de uma aranha, que é velha e constante companheira dos presos políticos do mundo; depois passei a recordar, uma a uma, as mulheres que de alguma maneira eu amei (...)
Epígrafe: Não invente nunca a fábula nem a intriga. Utilize o que a própria vida oferece. A vida é infinitamente mais rica que nossas invenções. Não existe imaginação que nos proporcione o que, às vezes, nos dá a vida mais corriqueira e comum. Respeite a vida! Dostoievski

Passagem III
Acompanhem-me até o Convento dos Dominicanos; fica no Alto das Mangabeiras, lá onde a brisa da tarde (ou é impressão dos frades?) sopra um cheiro que recorda a pele suada das mulheres. Este que vem nos receber na porta do Convento dos Dominicanos é o irmão leigo.
 Observem-no: tudo nele é neutro; neutra é sua voz, nem de um homem, nem de mulher; neutro é o rosto pálido, como convém a um irmão leigo; (....)
Epígrafe - As digressões são incontestamente a luz do sol; são a vida, a alma da leitura; retirai-as deste livro, por exemplo – e será melhor se tirardes o livro juntamente com elas. Laurence Sterne

Passagem IV
Quando minha mãe saiu do quarto onde meu pai morria e disse “Meu filho, seu pai quer te ver antes de morrer, todos olharam para mim (...)
–– O que seu pai te pediu? O que ele te pediu?
Eu ainda abraçava e beijava a vizinha quando meu pai apertou a mão de minha mãe e disse: “Muitas felicidades”. E morreu.
Epígrafe: Aonde nos levou o sonho? Tomas Man
Nas alternativas abaixo, foram feitas modificações nas orações em destaque. Assinale a alternativa em que a modificação proposta alterou o sentido original do período.
a) (...) um chaveiro girando no dedo, se não desenhava ou fazia anotações em sua agenda, Sarmento era onipresente.
Modificação proposta: um chaveiro girando no dedo, quando não desenhava ou fazia anotações em sua agenda, Sarmento era onipresente.
b) Meu pai segura minha mão e pergunta se eu me  lembro de quando caçávamos patos selvagens.
Modificação proposta: Meu pai segura minha mão e me pergunta caso eu me lembre de quando caçávamos patos selvagens.
c) (...) mesmo sendo um nazista confesso, na prática ele foi, não há dúvida, o maior democrata que conheci.
Modificação proposta: Ainda que sendo um nazista confesso, na prática ele foi, não há dúvida, o maior democrata que conheci.
d) Como eu disse, Aramel, o Belo, morava no apartamento 702 do Hotel Financial; (...)
Modificação proposta: Segundo eu disse, Aramel, o Belo, morava no apartamento 702 do Hotel Financial; (...)
 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2005 – Questão 56
Texto 1 ...
UFMG 2014 – Questão 21
Em 1º de dezembro de 1955, a costureira negra Rosa Parks chegou ao seu limite. Mais num desabafo espontâneo do que por cálculo, ela se recusou a ceder seu assento num ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama, a um homem branco. Rosa – que...
Base dudow 2000 – Questão 13
A torre de controle de voos de São José dos Campos (SP) autorizou os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, a voar na altitude de 37 mil pés até o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, apesar de essa altitude, onde estava o Boeing-737 da Gol...
Base dudow 2000 – Questão 58
O período, a seguir, reproduz a fala de uma pessoa em que fica marcado o registro coloquial da linguagem. Leia-o e assinale a alternativa que apresenta o mesmo conteúdo em um registro formal. ...
Base dudow 2000 – Questão 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na sequência. Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais e se _____ folha bastaria para o bilhete. a) meia; à; as; anexo; às; meia. b) meia; à; as; anexas; as; meia. c) meio; a; às; anexo; às; meio. d) meia; a; às; anexo; as; meio. e) meio; a; as; anexas; às; meia.