UFMG 2011 – Questão 4

Ciências da Natureza / Física / Energia / Sistemas Dissipativos
Uma bola de tênis é deixada cair. de uma altura de 1,0 m, sobre uma superfície de madeira, horizontal e lisa. Ao cair. a bola colide com a superfície e volta a subir até uma altura de 80 cm, de onde toma a cair.
Durante a colisão, escuta-se o som da bola batendo na superfície, mas antes e depois da colisão, não se escutam sons.
Considerando-se as transformações de energia que ocorrem nesse movimento da bola. é INCORRETO afirmar que
a) durante a queda da bola. a energia potencial gravitacional do sistema bola/Terra se transforma em energia de movimento da bola.
b) nesse fenômeno, não há conservação de energia, já que a bola não retorna á mesma altura de onde iniciou o movimento.
c) no momento da colisão, o som que se escuta é uma evidência de que parte da energia inicial do sistema é transformada em energia do som e não pode ser recuperada.
d) no momento da colisão, uma parte da energia de movimento da bola, logo antes de colidir com a madeira, se transforma em energia potencial elástica.
 

Veja outras questões semelhantes:

UFMG 2014 – Questão 16
Analise este gráfico: ...
UFMG 2012 – Questão 6
Assinale a alternativa em que se apresenta o argumento do autor para defender sua tese no texto. ...
UFMG 2010 – Questão 12
Considerando-se o fenômeno representado, é INCORRETO afirmar que ...
UFMG 2015 – Questão 37
Considere os conjuntos I, J e K: I = {a pertence ao conjunto dos número reais /a<8} J = {b pertence ao conjunto dos números racionais / b>3} K = {c pertence ao conjunto dos número inteiros / -2≤ c ≤5 } Assinale a alternativa VERDADEIRA. a) O maior elemento do conjunto I é o número 7. b) O menor elemento do conjunto J é o número 3,1. c) A união dos conjuntos I e J é o conjunto dos números reais. d) A interseção dos conjuntos J e K possui apenas dois elementos.
UFMG 2013 – Questão 56
Um organismo ao fazer atividade física apresenta alterações bioquímicas, cardiorrespiratórias e musculares. Essas alterações fisiológicas têm por objetivo aumentar a quantidade de energia necessária para o pleno funcionamento do organismo. ...