UFMG 2011 – Questão 14

Ciências da Natureza / Química
No inicio de 2010, ocorreu a explosão de uma plataforma de petróleo localizada no Golfo do México. A maior consequência desse acidente foi o derramamento de milhões de litros do líquido negro no mar, durante vários meses. Em uma tentativa polêmica de minimizar o impacto causado pelo desastre, funcionários da empresa responsável e do Governo dos Estados Unidos utilizaram agentes dispersantes. Os dispersantes não removem o petróleo da água, apenas combinam-se com ele e fazem com que as grandes manchas flutuantes se fragmentem em partículas menores. Essas partículas afundam e podem ser deslocadas por correntes marinhas. Isso faz diminuírem os efeitos nocivos do petróleo e aumentarem as chances de as partículas serem degradadas por microrganismos marinhos. Outra alternativa testada, á época, foi a queima controlada. Nesse caso, o óleo é agrupado na superfície da água com o auxilio de boias e. então, inflamado.
Com base nessas informações e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que um dos problemas que podem decorrer da queima como forma de reduzir o impacto do vazamento do petróleo é a
a) diminuição da pressão atmosférica local, devido ao consumo de oxigênio.
b) emissão de gás carbônico, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
c) liberação de fuligem na atmosfera.
d) piora da qualidade do ar atmosférico.

Veja outras questões semelhantes:

ITA 2001 – Questão 100
Um copo aberto, exposto à atmosfera, contém água sólida em contato com água líquida em equilíbrio termodinâmico. A temperatura e pressão ambientes são mantidas constantes e iguais, respectivamente, a 25°C e 1 atm. Com o decorrer do tempo,...
FATEC 2014 – Questão 8
Uma indústria necessita conhecer a mecânica das reações para poder otimizar sua produção. ...
FAMERP 2020 – Questão 55
A tabela apresenta as pressões de vapor, à mesma temperatura, de três substâncias polares I, II e III. ...
FATEC 2017 – Questão 21
Assinale a alternativa que mostra a equação química balanceada que representa corretamente a dissolução do gás cloro em água. a) b) c) d) e)
FATEC 2001 – Questão 19
Segundo a legislação, a concentração máxima permitida de chumbo (íons Pb2+) na água potável é de 50 ppb (partes por bilhão). Águas de três diferentes fontes foram analisadas para verificar se estavam dentro dessa especificação. A tabela a seguir mostra os dados dessa análise. De acordo com esses resultados, concentração de Pb2+ acima do valor máximo permitido é encontrada apenas na água da(s) fonte(s): a) P. b) Q. c) R. d) P e R. e) Q e R.