UFGD 2021 – Questão 35

Ciências da Natureza / Biologia
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE
IDENTIFICA 4 MIL CASOS NO BRASIL.
 
O projeto faz parte do dezembro laranja, que busca conscientizar as pessoas sobre a doença e garantir o seu diagnóstico. A campanha de prevenção do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que chegou a sua 21ª edição, divulgou os dados das ações realizadas em dezembro. Das 22.749 pessoas atendidas, 4.197 foram diagnosticadas com a doença.
A ação fez parte do dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a enfermidade, que busca informar o público e incentivar os cuidados necessários. Os atendimentos gratuitos foram realizados por dermatologistas em 123 serviços de saúde no país.
"É preciso conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele a partir da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado com o médico dermatologista", disse Sérgio Palma, presidente da SBD.
Estadão. 04/01/2020. Disponível em: http://www.sbd.org.br/noticias/
campanha-de-prevencao-do-cancer-de-pele-identifica-4-mil-casos-no-brasil.Acesso em: 17 ago. 2020.

Com relação ao câncer de pele, é correto afirmar que
a) o indivíduo deve buscar um médico sempre que achar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação, já que os carcinomas de pele podem exibir características diferentes.
b) é aconselhável evitar as queimaduras de sol apenas durante a infância, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol. Lembrando que, na fase adulta, a pele adquire maior resistência à radiação ultravioleta, e a exposição excessiva ao sol não pode ser considerada um fator de risco do câncer de pele.
c) apenas o câncer de pele caracteriza-se por apresentar células irregulares que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, expandindo-se pelo corpo.
d) os fatores genéticos, história familiar de câncer da pele e radiação ultravioleta (UV) não podem ser considerados fatores de risco que colaboram para a formação das lesões de pele.
e) quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados apenas como tratamento inicial de câncer de pele nos casos mais leves, antes mesmo da retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 6
Considerando a importância da luz solar nos processos de origem e evolução biológica, assinale a afirmativa correta. ...
Base dudow 2000 – Questão 10
Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis pelos sabores característicos. Os fungos Penicillium roqueforti e Penicillium camembertii, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert, respectivamente. Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses seres não pertencem ao(à) mesmo(a): a) gênero b) classe c) família d) ordem e) espécie
FGV 2019 – Questão 44
Determinados materiais didáticos citam o caramujo planorbídeo, Biomphalaria glabrata , como o transmissor da esquistossomose, doença conhecida popularmente como barriga d’água. Trata-se de uma imprecisão conceitual, uma vez que, no ciclo dessa...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2020 – Questão 133
O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o...
FUVEST 2021 – Questão 32
A determinação do sexo em embriões de tartaruga-de-couro depende da temperatura a que o ovo foi exposto.Isso está relacionado à ação da enzima aromatase, que converte a testosterona em estradiol. A expressão gênica e a atividade dessa enzima...