UFABC 2006 - 2007 – Questão 1

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
A Universidade Federal do ABC 
Universidade Pública e Gratuita com Características Próprias, Inovadoras
Luiz Bevilacqua
A Universidade Federal do ABC inaugura-se na crista da onda que na alvorada do século XXI propaga-se rapidamente em direção a uma nova era, a era do conhecimento.
O Projeto dessa Universidade destaca as implicações da evolução do conhecimento e de suas aplicações, sob a responsabilidade da formação superior. Prevê, portanto, a oferta da formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Tem como ambição a criação de ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, dentro dos limites de sua competência, para atuar, consequentemente, na busca do conhecimento científico sem compromissos imediatos com aplicações e também na procura de solução para problemas técnicos, nacionais e regionais, incluindo a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário.
Este cenário vislumbra, portanto, um demanda potencial para implantação de uma universidade que se destaque pela qualidade dos cursos, pela relevância das suas atividades de pesquisa em ciência e tecnologia e pelas atividades de extensão que contemplem o compromisso com as demandas socioeconômicas regionais e nacionais.
www.ufabc.edu.br/preliminares.asp. Adaptado.
Segundo o texto, o projeto da UFABC visa a
a) dar prioridade ao conhecimento científico em detrimento de suas aplicações para solucionar questões técnicas.
b) manter-se fiel a seu foco regionalista, razão pela qual poderá dispensar o convívio com outras universidades.
c) centrar sua atenção nas demandas dos alunos oriundos da região do ABC, para atender a suas expectativas.
d) prover formação voltada para a inserção social, sem descuidar da perspectiva histórica.
e) promover atividades científicas que os setores industrial e público têm relegado a segundo plano.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 131
Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade,...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 31
Mulher tem coração clinicamente parti ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Indique a alternativa em que a palavra destacada tem o mesmo sentido que flanar. a) Suas lorotas eram de enfadar a gente. b) É preferível poupar hoje, para ter amanhã. c) Vi-o estreitar seus valores pela vida. d) Não é permitido vagabundear pelos corredores. e) Se alguém girar a maçaneta, logo estará na sala.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 38
Ação coloca baleia encalhada às margens do Rio Sena ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 61
Ainda conforme o texto, a quantidade de ingestão diária de água a) foi cientificamente determinada em 8 copos. b) envolve a avaliação do histórico de doenças tidas na infância. c) evita intoxicação produzida por certos alimentos. d) depende de vários fatores, entre eles as condições de temperatura. e) varia quando a pessoa tem problemas de circulação sanguínea.