UFABC 2009 – Questão 55

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / Consequências
O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas
 
 
No final do século 18, nove anos depois da Revolução Francesa, o pensador inglês Thomas Malthus fez barulho na Europa com a publicação de um pequeno ensaio no qual dizia que o futuro, ao contrário do que argumentavam seus contemporâneos franceses, seria trágico. Nada de fraternidade e igualdade. Malthus, um matemático formado em Cambridge, declarou que a população iria crescer em proporção geométrica, enquanto o volume de alimentos produzido aumentaria em proporção aritmética. Com base nessa projeção, ele olhava à frente e só conseguia enxergar o fantasma da fome. Nos 200 anos que se seguiram, a população mundial cresceu sete vezes, chegando a 6,7 bilhões de pessoas, e, ao contrário da famosa previsão, a qualidade de vida média deu um salto inédito. Dado esse retrospecto, qual é a explicação para o recente renascimento das idéias de Malthus?
(Fabiane Stefano e Eduardo Salgado. O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas.)
 
AS PREVISÕES DE MALTHUS SOBRE O
FUTURO DA HUMANIDADE
Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus. Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus
 
a) foi um dos iniciadores do desenvolvimento de ideais de que os casais devem ser livres para decidir sobre o tamanho de sua família.
b) foi um dos principais economistas da escola clássica que, no início da Revolução Industrial inglesa, contribuiu para a formulação de princípios básicos do liberalismo econômico.
c) sustentava a concepção de que os problemas da superpopulação seriam resolvidos se os governos de países desenvolvidos adotassem programas para reduzir a miséria.
d) defendia a idéia de que o processo de urbanização, ao estimular a migração das populações rurais para as periferias das cidades, controlaria naturalmente o crescimento da população.
e) estava correto ao defender a necessidade de o Estado ajudar economicamente as famílias mais numerosas como forma de garantir-lhes qualidade de vida.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 8
A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 14
O café é uma das bebidas consumidas por grande parte da população mundial. Ele contém a cafeína, substância que aumenta a circulação sanguínea e a diurese (aumento do volume de urina). Essa substância promove ...
UFABC 2008 – Questão 44
O extrato de repolho roxo apresenta cores diferentes conforme o pH da solução com a qual entra em contato. A cor assumida por esse indicador em pH próximo de 7 é lilás. Assim, esse indicador deverá ser lilás quando adicionado a uma solução aquosa de a) ácido clorídrico. b) cloreto de sódio. c) carbonato de potássio. d) nitrato de amônio. e) soda cáustica.
UERJ 2011 – Questão 53
Europa Ocidental: a construção da unidade ...
Base dudow 2000 – Questão 13
Em 1776, Adam Smith propugnava que “Todo homem, enquanto não viole as leis da justiça, permanece em perfeita liberdade de buscar seu interesse a seu modo, e de fazer competir seu capital e produtos com os de qualquer outro homem ou grupo de...