UERJ 2012 – Questão 1

Linguagens / Literatura / Língua e Funções - Literatura / Funções da Linguagem
A perspicácia, de RENÉ MAGRITTE (1936), http://rene-magritte-paintings.blogspot.com.br/
Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral. O quadro A perspicácia, do belga René Magritte, é um exemplo de metalinguagem porque:
a) destaca a qualidade do traço artístico
b) mostra o pintor no momento da criação
c) implica a valorização da arte tradicional
d) indica a necessidade de inspiração concreta

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 47
O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. ...
Base dudow 2000 – Questão 45
Assinale a alternativa em que a oração em destaque esteja corretamente analisada: a) Fui à loja E COMPREI ROUPAS. (Oração Coordenada Sindética Adversativa) b) Não vá agora, QUE ESTÁ CHOVENDO. (Oração Coordenada Sindética Explicativa) c) Tirou notas baixas, LOGO SERÁ REPROVADO. (Oração Coordenada Assindética) d) Ora ouvia ORA FALAVA. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva) e) Caiu, MAS NÃO SE MACHUCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
UERJ 2013 – Questão 33
Três pequenas esferas, E1 , E2 e E3 , são lançadas em um mesmo instante, de uma mesma altura, verticalmente para o solo. Observe as informações da tabela: A esfera de alumínio é a primeira a alcançar o solo; a de chumbo e a de vidro chegam ao solo simultaneamente. A relação entre v1 , v2 e v3 está indicada em: a) v1 < v3 < v2. b) v1 = v3 < v2. c) v1 = v3 > v2. d) v1 < v3 = v2.
Base dudow 2000 – Questão 17
(UMC-SP) Observe: “São onze e meia. Preciso ir. O metrô para à meia-noite.” Nesse parágrafo, os pontos substituiriam os conectivos. No entanto, as relações que as orações mantêm entre si podem ser explicitadas. São elas: a) oposição/ consequência. b) conclusão/ causalidade. c) proporção/ condição. d) explicação/ finalidade. e) comparação/ alternância.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 9
A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo ...