UERJ 2009 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia / As Etapas da Industrialização e o Espaço Geográfico / Protecionismo e Desigualdades
BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 90. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil.
As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.  
Juliano Basile
Adaptado de Valor Econômico, 12/04/2007

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.
A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:
a)   holding – fusão de companhias do mesmo setor
b)   cartel – controle do mercado em escala planetária
c) oligopólio – padronização mundial das leis de concorrência
d) dumping – protecionismo para produtos de países emergentes

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 56
Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança...
UERJ 2010 – Questão 5
Ser inteligente é uma dádiva que nos põe no topo da pirâmide da vida. Essa afirmação finaliza o 3º parágrafo, que se organiza do geral para o particular. No contexto, pode-se dizer que a afirmação tem a função de: a) explanar uma crença disseminada pelo senso comum b) revelar o ponto de vista defendido por pensadores clássicos c) expressar os valores consagrados por uma ideologia religiosa d) demonstrar uma opinião sustentada pela argumentação do autor
UERJ 2011 – Questão 55
No gráfico abaixo, estão representadas mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009. Adaptado de Folha de S. Paulo, 18/04/2010 Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é: a) elevação do poder aquisitivo b) ampliação da expectativa de vida c) estabilização da oferta de emprego d) diminuição da taxa de analfabetismo
UERJ 2018 – Questão 3
A teoria de Darwin, na qual as pesquisas sobre Lucy se baseiam, é amplamente aceita e aplicada na atualidade. Porém, no momento de sua elaboração, em meados do século XIX, causou polêmicas. A partir da imagem e do texto, uma contestação à teoria de Darwin fundamentava-se na formulação conhecida hoje como: a) determinismo. b) cientificismo. c) naturalismo. d) criacionismo.
UERJ 2013 – Questão 29
A descoberta dos isótopos foi de grande importância para o conhecimento da estrutura atômica da matéria. Sabe-se, hoje, que os isótopos 54Fe e 56Fe têm, respectivamente, 28 e 30 nêutrons. A razão entre as cargas elétricas dos núcleos dos isótopos 54Fe e 56Fe é igual a: a) 0,5. b) 1,0. c) 1,5. d) 2,0.