UERJ 2009 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia / As Etapas da Industrialização e o Espaço Geográfico / Protecionismo e Desigualdades
BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 90. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil.
As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.  
Juliano Basile
Adaptado de Valor Econômico, 12/04/2007

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.
A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:
a)   holding – fusão de companhias do mesmo setor
b)   cartel – controle do mercado em escala planetária
c) oligopólio – padronização mundial das leis de concorrência
d) dumping – protecionismo para produtos de países emergentes

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2005 – Questão 26
Admita que a reação entre os vapores das substâncias contidas nos dois chumaços de algodão ocorra em meio aquoso, formando dois produtos. A alternativa que indica o tipo de reação ocorrida e as funções químicas correspondentes aos produtos formados é: a) dupla-troca; sal – hidróxido. b) redução; ácido – hidróxido. c) neutralização; sal – óxido. d) oxidação; óxido – ácido.
UERJ 2006 – Questão 20
The text and image above are very effective in claiming for peace. According to Indira Gandhi, peacemaking is essentially related to: a) strength b) persuasion c) receptivity d) competition
UERJ 2009 – Questão 45
Pé na estrada, de novo ...
UERJ 2011 – Questão 48
Associação chinesa pede boicote a mineradoras ...
Base dudow 2000 – Questão 52
A introdução da mão-de-obra do imigrante na economia brasileira contribuiu para a: a) Desestruturação do sistema de parceria na empresa manufatureira; b) Implantação do trabalho assalariado na agricultura alimentícia; c) Expansão do regime de co-gestão nas indústrias alimentícias; d) Criação de uma legislação trabalhista voltada para a proteção do trabalho; e) Reordenação da estrutura da propriedade rural nas áreas de produção açucareira.