UERJ 2009 – Questão 13

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
(...)

(...)
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
(...)
Cazuza e Frejat - 1988

"A participação política possibilitou que eu pudesse ter uma leitura crítica da sociedade, que eu conseguisse perceber coisas como as campanhas políticas, que não são contos de fadas. Consigo, com a base que adquiri e a minha experiência no movimento social, ter uma visão política sobre a realidade, sobre o momento em que vivemos, as eleições. Principalmente hoje, consigo trabalhar para que as pessoas próximas a mim também tenham esse olhar crítico e estejam preparadas para fazer suas escolhas."
EMERSON QUARESMA ” 23 anos, repórter do jornal A Crítica e articulador da rede Sou de Atitude no Amazonas
www.joveneslac.org
 
Os textos tratam da juventude e de sua participação na política e na sociedade. No entanto, entre a perspectiva apresentada na letra da música de Cazuza e Frejat e o que se manifesta no outro texto se estabelece uma diferença principal em relação ao seguinte elemento:
a) repercussão das ações políticas dos jovens
b) valorização da herança política do passado
c) confiança nos efeitos da participação política
d) importância das novas formas de participação dos jovens

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 26
Ponto morto ...
ENEM 2002 – Questão 7
Érico Veríssimo relata, em suas memórias, um episódio da adolescência que teve influência significativa em sua carreira de escritor. ...
UERJ 2019 – Questão 64
Me dio el corazón que agita su marco(ref.11) La forma verbal subrayada se refiere a una acción que se puede describir como: a) en desarrollo. b) ya completada. c) siempre repetida. d) acabó de empeza.
UERJ 2009 – Questão 57
Cresce a proporção de latinos nos EUA ...
Base dudow 2000 – Questão 8
No romance O cortiço, Aluísio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios: a) Do livre-arbítrio religioso. b) Do determinismo científico. c) Do sentimentalismo romântico. d) Do culto à natureza. e) Do ideário modernista.